Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá, boa noite.
Em geometria analítica, existem fórmulas que nos permitem calcular as coordenadas do ponto médio de segmentos e as equações da reta.
Para esta questão, utilizaremos a fórmula do ponto médio e matrizes.
Primeiro, devemos encontrar o ponto médio do segmento HG.
Sejam dois pontos quaisquer no plano e , as coordenadas do ponto médio do segmento que ligam esses dois pontos são dadas por
, na qual e .
Utilizando as coordenadas dos pontos H e G, obtemos
e
Some os valores e simplifique as frações
e .
Logo, as coordenadas do ponto médio do segmento HG são .
Queremos encontrar a equação da reta que passa pela origem e pelo ponto médio. Sabendo que a origem é o ponto , podemos utilizar matrizes para encontrar a equação da reta.
O determinante da matriz formado pelas coordenadas de dois pontos quaisquer e um ponto genérico deve ser igual a zero, para satisfazer a condição de alinhamento de três pontos. Substituindo as coordenadas dos pontos que fazem parte dessa reta, temos:
Para resolver este determinante, podemos usar a Regra de Sarrus, que nos diz para encontrarmos o determinante de uma matriz de ordem 3 ou inferior, devemos replicar as duas primeiras colunas à direita da matriz e calcular a diferença entre a soma dos produtos dos elementos das diagonais que partem da esquerda para a direita e a soma dos produtos dos elementos que partem da direita para a esquerda. Isto é:
Aplique a Regra de Sarrus
Efetue as propriedades de multiplicação para retirar os termos de dentro dos parênteses
Isole para encontrar a equação reduzida da reta.
.
Esta é a equação da reta que passa pela origem e pelo ponto médio do segmento HG.