Respostas
Resposta:
Formiga-Faraó 10-12 (Ovos)
Camponotus 20 (Ovos)
Dependendo da espécie, as formigas-rainhas podem gerar 300 novas formigas em apenas uma semana.
As formigas nascem sempre a partir de ovos, e desenvolvem-se por meio de metamorfose completa, ou seja, nascem como larvas e passam por profundas mudanças morfológicas pelo estágio de pupa para enfim emergirem como insetos adultos.
As larvas de formigas nunca tem pernas e são alimentadas pelas obreiras. Geralmente possuem uma coloração amarela ou esbranquiçada, e crescem ao longo de uma série de mudas de pele (chamadas de estágios larvais). O número de estágios larvais mais frequentemente registrado em formigas é de três, havendo, entretanto, muitas espécies com quatro estágios larvais[10]. As larvas de formigas exercem papel fundamental na biologia destes insetos, pois auxiliam na digestão de alimentos dado que formigas adultas apenas ingerem líquidos [11], desta forma geralmente se alimentam de alimentos sólidos ricos em proteínas. As larvas de diferentes estágios larvais (chamados de ínstares) podem apresentar adaptações especiais e morfologia distinta, de acordo com a espécie [12]. Por exemplo, algumas larvas de formigas possuem espinhos, assim como estruturas de fixação nas paredes dos formigueiros [13].
As larvas e pupas desenvolvem-se dentro de uma faixa de temperatura adequada que é comportamentalmente ajustada pelas obreiras, que as transferem ao longo dos dias dentre câmaras e regiões diferentes do formigueiro, de acordo a temperatura externa e seus estágios de desenvolvimento. Este fenomeno é bem conhecido de formigueiros de formigas lava-pés que realizam a migração vertical das larvas e rainhas de acordo com a temperatura e umidade externa em relação à exposição ao sol.
A diferenciação em castas é, em algumas espécies, determinada pelo tipo de alimento que recebem nos diferentes estágios larvais e as mudanças morfológicas que caracterizam cada casta normalmente aparecem durante o desenvolvimento do último ínstar larval.
No momento da pupação, algumas espécies podem tecer um casulo, enquanto a maioria das espécies de formigas tem pupas expostas