os humanos já atingiram o manto do planeta? Como que conseguem obter informações a respeito dessa camada?
Respostas
Podemos compreender que diante de tamanha quantidade de mecanismos tecnológicos existentes, o uso de aparelhos pôde ser evidenciado como motivo para a descoberta de componentes do núcleo, bem como das estruturas do mesmo.
Como importante exemplo, podemos citar certamente os sismógrafos, que com tamanha sensibilidade, proporcionaram a medição das distâncias entre o núcleo da terra e demais regiões, por exemplo.
No início dos anos 70, a extinta União Soviética iniciou as escavações do Poço Superprofundo de Kola, que tentaria perfurar a crosta terrestre o máximo possível. Os objetivos do projeto eram relacionados à extração de rochas do período arqueano, que permitiriam vários entendimentos acerca da formação terrestre.
Em 1982 as perfurações chegaram aos 12.000 metros e sete anos mais tarde chegaram aos 12.262 metros. Os engenheiros responsáveis pelo projeto queriam atingir os 15.000 metros em 1993, mas foram obrigados a abandonar o projeto devido às altas temperaturas existentes nas camadas mais baixas da Terra.
O grande foco de todas estas pesquisas é conseguir atingir o manto terrestre, onde as rochas possuem bilhões de anos e podem revelar vários mistérios sobre a formação geológica da Terra. Além disso, não são apenas rochas que os cientistas querem encontrar em profundidades elevadas.
Há esperanças de que bactérias e outros pequenos organismos também sejam encontrados. Se isso acontecer, as chances de existir vida fora da Terra podem ser muito maiores. Isso porque as temperaturas encontradas no manto terrestre podem ser similares às de outros planetas, assim como as formações rochosas existentes lá.
bons estudos! :)