• Matéria: Artes
  • Autor: vrafa0069
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual é o seu estilo, sobre dança no renascimento. URGENTEEEEE

Respostas

respondido por: marinetesilvasantoss
1

Dança renascentista

As danças renascentistas pertencem ao amplo grupo de danças históricas. Durante a Renascença, as cortes italianas desenvolveram uma forma de dança que incluía regras a serem seguidas e um certo estudo de passos e movimentos. De fato, a dança foi considerada uma forma real de educação. A dança dos nobres era diretamente derivada da do povo, mas foi transformada de acordo com as regras do cortesão perfeito: a compostura, a atitude nobre, as convenções sociais de cavalheirismo e bravura. No século XV, a figura da professora de dança estava em grande demanda para instruir os senhores e os cortesãos; entre estes, Domenico da Piacenza (chamado “Domenichino”) e seu discípulo Guglielmo Ebreo da Pesarothey serão os primeiros autores de tratados reais do que já foi chamado de “Arte da Dança”. Domenichino escreveu o manual De arte salandi et coreas ducendi e William, autor do De prática seu arte tripudii vulgare opusculum, adquiriu uma reputação tal como ser chamado à corte de Urbino por Federico da Montefeltro. Antonio Cornazzano, que escreveu o livro da arte da dança, é o contemporâneo deles.

Visão geral

Durante o período da Renascença, houve uma distinção entre danças do campo e danças da corte. As danças da corte exigiam que os bailarinos fossem treinados e muitas vezes eram para exibição e entretenimento, enquanto as danças do campo podiam ser tentadas por qualquer pessoa. Na corte, o entretenimento formal costumava ser seguido por muitas horas de danças campestres com as quais todos os presentes podiam participar. Danças descritas como danças country como Chiarantana ou Chiaranzana permaneceram populares durante um longo período – mais de dois séculos no caso desta dança. Uma dança renascentista pode ser comparada a uma bola.

O conhecimento das danças da corte sobreviveu melhor do que o das danças country, pois elas foram coletadas por mestres de dança em manuscritos e depois em livros impressos. Os primeiros manuscritos sobreviventes que fornecem instruções detalhadas de dança são da Itália do século XV. Os primeiros manuais de dança impressa vêm do final do século XVI na França e na Itália. As primeiras descrições de dança na Inglaterra provêm do manuscrito de Gresley, c.1500, encontrado em Derbyshire Record Office, D77 B0x 38 pp 51–79. Estes foram publicados recentemente como “Cherwell Thy Wyne (mostre sua alegria): Danças da Inglaterra do século XV do manuscrito de Gresley”. A primeira fonte impressa em inglês apareceu em 1652, a primeira edição de Playford.

As danças nesses manuais são extremamente variadas por natureza. Eles variam de danças lentas e majestosas (bassadance, pavane, sempre) a danças velozes e animadas (galliard, coranto, canario). O primeiro, no qual os pés dos dançarinos não saíam do chão, era denominado de basse dance, enquanto danças energéticas com saltos e elevações eram chamadas de haute dance. Alguns foram coreografados, outros foram improvisados no local.

Uma dança para casais, uma forma do galardão chamado de “lavolta”, envolvia um abraço bastante íntimo entre o homem e a mulher, com a mulher sendo erguida no ar enquanto o casal fazia um giro de 3/4. Outras danças, como branles ou bransles, foram dançadas por muitas pessoas em um círculo ou linha.

As idéias modernas sobre a cultura de dança européia mais antiga do Renascimento repousam nas obras de três mestres de dança da Itália: Domenico de Piacenza, Antonio Cornazzano e Guglielmo Ebreo. Seus trabalhos descrevem conjuntos de passos e danças semelhantes, mas ao mesmo tempo os estudantes (Ebreo e Kornatsano) têm algum desenvolvimento. Basicamente eles têm baixos em balletto (uma suíte de peças de gêneros de dança, um precursor do balé da corte). Estas são as primeiras danças europeias bem documentadas, de coreografias, movimentos e acompanhamento musical que alcançaram nos nossos dias considerável informação.

Perguntas similares