• Matéria: Artes
  • Autor: anakarollynabap67l05
  • Perguntado 6 anos atrás

Em 12 de agosto de 1834, foi promulgado o Ato Adicional à Constituição de 1824. Um de seus objetivos era conciliar os interesses de moderados, exaltados e restauradores, favorecendo a articulação entre esses grupos em nível regional. O Ato Adicional *

A) instituiu as Assembleias Legislativas Provinciais, extinguiu o Conselho de Estado e substituiu a Regência Una eleita por voto direto.Regência Trina pela Regência Una eleita por voto direto.

B) interligou o poder público com o poder privado ao criar a Guarda Nacional, na qual somente poderiam ingressar os possuidores de uma renda mínima de cem mil réis.

C) excluiu da Marinha e do Exército a maior parte da alta oficialidade, cuja maioria era constituída de portugueses que comandavam marinheiros e soldados recrutados entre as camadas mais pobres da população.

D) promoveu a união das forças políticas ao suprimir a autonomia das províncias, garantindo a centralização do poder e subordinando a Guarda Nacional a delegados eleitos pelos cidadãos.

E) instituiu no Brasil o sistema parlamentarista de governo e decretou a antecipação da maioridade de D. Pedro II, elevando ao trono um monarca que na época contava apenas com quatorze anos de idade.​

Respostas

respondido por: aldriabarreto
15

EXPLICAÇÃO:

> No dia 12 de agosto de 1834, os membros da Câmara dos Deputados estabeleceram um conjunto de mudanças que afetaram diretamente as diretrizes da Constituição de 1824. Nesse dia, o chamado Ato Adicional aprovou uma série de mudanças que refletiam bem o novo cenário político experimentado. Agora, sem a intervenção do poder régio, as tendências políticas presentes, representadas pelas alas liberal e conservadora, tentavam se equilibrar no poder.

> O Ato Adicional seria uma maneira de se firmar um compromisso político que estivesse acima das rixas de cada grupo (liberais e conservadores). Em primeiro aspecto, essa reforma da constituição autorizou cada uma das províncias a criar uma Assembleia Legislativa. Por meio dessa medida, os representantes políticos locais poderiam instituir a criação de impostos, controlarem as finanças e determinarem os membros do funcionalismo público.

> Inicialmente, essa conquista parecia simbolizar uma expressa vitória política dos liberais, contudo, essas assembleias ainda se viam subordinadas aos mandos do presidente da província, que era escolhido pela indicação do governo central. Além disso, havia uma recomendação em que as províncias não deveriam se contrapor às deliberações provenientes da administração regencial. Dessa forma, observamos que a autonomia das províncias era cercada por uma infindável série de limites.  Essa mesma sensação contraditória se desenvolvia com a extinção do Conselho de Estado, mais uma das determinações criadas pelo Ato Adicional.

> Outra importante reforma que o Ato Adicional estipulou foi a extinção da Regência Trina e a escolha de apenas um representante para ocupar o cargo regencial. Com a formação da chamada Regência Una, vários candidatos se dispuseram a ocupar o novo cargo do poder executivo. Organizada por meio de eleições diretas e voto censitário, a escolha do regente, apesar de ser uma manifestação de tendência liberal, foi marcada por fraudes denunciadas em várias regiões do território nacional.

_______________________________________________________

RESPOSTA: alternativa A

_______________________________________________________

espero ter ajudado ^^

> se ajudei por favor selecione minha resposta como "melhor resposta"

Perguntas similares