(Uem - adaptada) A Filosofia Medieval a partir do século IX é chamada escolástica. Ensinada nas escolas ou nas universidades próximas das catedrais, a filosofia escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo exercício da razão, todavia apoiado na autoridade (Auctoritas), seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja, seja de um sistema de filosofia pagã. Sobre a escolástica, assinale o que for correto. *
( )O pensamento platônico, ou mais exatamente o neoplatonismo de Plotino, porque mais facilmente conciliável com as doutrinas cristãs, foi a única filosofia pagã aceita durante toda a escolástica.
( ) A fermentação intelectual e o interesse pelo racional na escolástica evidenciam-se pela criação de universidades por toda a Europa; o método de exposição das ideias filosóficas nessas escolas era a disputa: uma tese era colocada e passava-se a refutá-la ou a defendê-la com argumentos retirados de alguma autoridade.
( ) Representante do pensamento político da escolástica, o cardeal Martin Heidegger trata, em sua obra Ser e Tempo, do problema da subordinação do poder temporal dos reis e dos nobres ao poder espiritual do Papa e da Igreja.
( ) Um tema recorrente na filosofia escolástica foi a demonstração racional da existência de Deus.
( ) O apogeu da escolástica acontece no século XIII com Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que, retomando o pensamento de Aristóteles, fez a síntese mais fecunda da filosofia com o cristianismo na Filosofia Medieval.
Respostas
Resposta:
respostas certas (b, d e)
Explicação:
na ordem em que esta a questão perguntada
A Filosofia Escolástica representa um marco histórico por elevar o estudo acadêmico e o apreço pela filosofia do silogismo (E).
Filosofia Escolástica, tendo como principal pensador São Tomás de Aquino, é altamente influenciada pelos pensamentos de Aristóteles. São Tomás, como figura fundamental, formula seus silogismos e sua filosofia baseada na teologia.
A Filosofia Escolástica propunha unir fé e razão e pensava temas como: amor, Deus, conhecimento, política, virtudes e etc.
O ensino escolástico tinha como base a metodologia do trivium e do quadrivium, que utilizavam da lógica, da matemática, das ciências naturais, bem como da literatura e do ensino do Latim, a fim de incentivar os conhecimentos da memória e do saber pedagógico tradicional.
Além disso, autores como Pedro Abelardo, Guilherme de Ockham, São Boaventura elaboraram princípios acerca da querela dos universais e foram a chave para o início da modernidade.
Link: brainly.com.br/tarefa/111627