• Matéria: História
  • Autor: emanuelledasilvafran
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Dos acontecimentos abaixo assinale o único que não pertence a Primeira Guerra Mundial: *

a)As rivalidades entre as grandes potencias europeias e disputas imperialistas.

b)O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro Francisco Ferdinando por um estudante sérvio.

c)Os campos de concentração na Alemanha e o extermínio de judeus.

d)A entrada dos Estados Unidos da América e a saída da Rússia em 1917.

2) Países que formaram a Tríplice Aliança: *

a)Alemanha, Itália e Império Austro-húngaro.

b)Inglaterra, França e Rússia.

c)Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

d)Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

3)Sobre a Rússia Czarista no final do século XIX é correto afirmar que: *

a)Era um governo democrático, havia liberdade de expressão e igualdade social.

b)Era um país socialista e o Estado controlava a economia e a sociedade.

c)Era uma monarquia absolutista, todo poder se concentrava nas mão do czar e a maioria da população vivia no campo como arrendatários e eram explorados por seus senhores.

d)A cidades eram modernas,e a Rússia era uma grande potência industrial, que superava a Inglaterra.

4) Após Lenin assumir o governo, foi criada a NEP, das alternativas abaixo marque a que NÃO corresponde a medidas estabelecidas por ela (NEP): *

a)Incentivou o comércio e a formação de pequenas e médias empresas privadas.

b)Permitiu aos camponeses vender o excedente de suas colheitas no mercado interno.

c)Liberou a entrada de capitais estrangeiros na Rússia sob forma de empréstimos e investimentos.

d)Proibiu o desenvolvimento da indústria e aceitou apenas o investimento do capital estrangeiro na economia do país.

5) Durante o governo de Stalin, a Rússia mergulhou em um período brutal caracterizado por um sistema de partido único; opressão às nacionalidades; burocratização do Estado; supressão da liberdade de imprensa e de pensamento e julgamentos forjados. A governos assim chamamos: *

a)Democrácia.

b)Ditadura.

c)Oligarquia.

d)Aristocracia.

6) Podemos considerar como causas da Crise de 1929 ou Grande Depressão: *

a)Concentração de riquezas nas mãos de poucos, baixos salários dos trabalhadores que reduzia o poder de compra, crise agrícola com excesso de produção e concorrência que a Europa passou a fazer aos EUA, após sua recuperação pós primeira Guerra.

b)Melhor distribuição de rendas após a Primeira Guerra Mundia, melhoria dos salários, e mecanização da agricultura.

c)Criação de um governo autoritário que controlava a economia e a política.

d)Criação de grandes empresas estatais ( do governo).

e)Outro:__________________

7) Governos totalitários de extrema direita que se implantaram na Europa no período entre a primeira e Segunda Guerras Mundiais: *

a)Stalinismo e socialismo.

b)Nazismo e Fascismo.

c)República Velha e Era Vargas.

d)Ditadura Militar e Revolução Cubana.

e)Outro:_______________

8) São idéias fascistas de extrema direita defendidas por governos totalitários entre as Grandes Guerras mundiais EXCETO: *

a)Rejeição a democracia, ao liberalismo e ao socialismo.

b)O Estado é mais importante que o cidadão.

c)Liberdade de imprensa e propaganda.

d)Os chefes são sempre masculinos ( machista), e conduzem a comunidade ao seu destino. Salvador da Pátria.​

Respostas

respondido por: carloshviana2007
0

Resposta:

Apesar de não ser o motivo que explica a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando é o evento responsável pela ativação das alianças militares já firmadas antes do conflito. Inicialmente, a declaração de guerra da Rússia contra o Império Austro-húngaro foi o primeiro passo para que outras potências europeias se envolvessem no confronto.

Questão 2

a) FALSA. Apesar de serem detectadas crises do capitalismo no século XIX, nenhuma delas chega ao ponto de questionar a viabilidade do sistema econômico. Além disso, a instabilidade política e econômica do século XIX esteve restrita apenas a algumas nações que desenvolviam o seu processo de unificação.

b) VERDADEIRA. O fato de a industrialização ter ocorrido de forma desigual, motivou a criação de rivalidades entre as nações da Europa. De um lado, nações como França e Inglaterra se mostravam preocupadas em conservar sua situação de vanguarda. Do outro, países como Alemanha e Itália pretendiam acelerar o desenvolvimento de suas economias ao buscar territórios de exploração imperialista em regiões já ocupadas por outras nações capitalistas.

c) FALSA. Apesar dos inúmeros acordos e tratados, a disputa econômica entre as nações europeias fomentou um clima de tensões que logo ofereceria a guerra como meio de resolução.

d) FALSA. Os fatos citados estão relacionados a eventos que antecedem a Segunda Guerra Mundial.

e) FALSA. Os países norte-americanos não tiveram papel marcante nas disputas imperialistas que antecedem a Primeira Guerra Mundial.

Questão 3

a) Para responder essa questão, basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos exércitos alemães. Já entre 1915 e 1918, a guerra de posições demonstra o maior equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra.

b) As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos. Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas.

Questão 4

Apesar de não justificar a eclosão da revolução, o envolvimento da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi ponto fundamental para que o regime czarista chegasse ao seu fim. As mortes e recursos financeiros causados na guerra aprofundaram o desgaste para o governo russo que se desenvolvia desde o século XIX. De fato, foram os bolcheviques, participantes da “Revolução de Novembro”, que determinaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Questão 5

a) O candidato deve fazer menção ao Tratado de Versalhes.

b) Nessa questão é necessário apontar que a Alemanha foi vítima de uma “paz punitiva” ao ser obrigada a reduzir os seus exércitos e pagar pesadas indenizações para as nações que venceram o conflito. No pós-guerra essas exigências impuseram graves problemas sociais e econômicos ao povo alemão.

Questão 6

Visando obter a vitória rapidamente, os alemães adotaram o chamado Plano Schlieffen. Segundo tal plano, os alemães utilizariam 90% de seus exércitos em uma violenta frente ocidental que determinaria a conquista do território francês. Em um primeiro momento obtiveram sucesso, mas logo não resistiriam à equiparação de forças que ficou marcada pelo uso das trincheiras.

Questão 7

a) Retomando o contexto político do século XIX, vemos que as nações que se industrializaram tardiamente (como Itália e Alemanha) tinham amplo interesse em buscar zonas de dominação do espaço afro-asiático, já dominado por outros países como Inglaterra e França. Dessa forma, a disputa por essas terras acabou contribuindo para que as relações diplomáticas entre essas nações se agravassem até que a guerra se transformasse na única solução possível ao choque de interesses desenvolvido.

b) Sendo um conflito sem precedentes, a Primeira Guerra Mundial inaugurou uma série de novos armamentos e tecnologias bélicas. Entre estas, podemos destacar o uso do lança-chamas, dos tanques de guerra, armas automáticas, bombas de efeito asfixiante e gases tóxicos. Chegando ao seu fim, a “Grande Guerra” arrebatou uma quantidade de vidas nunca antes observada.

Explicação:


emanuelledasilvafran: cara eu te amoooo,q deus te abençoe muito,vc acaba de salvar uma aluna prestes a reprovar
carloshviana2007: de nada mano :)
emanuelledasilvafran: tudo errado
carloshviana2007: ;-;
Perguntas similares