Um atleta saltou de um trampolim posicionado a uma altura de 4,7 metros em relação ao chão. Esse salto descreveu uma trajetória parabólica, como apresentado no desenho abaixo.
A equação que descreve a trajetória desse salto, em relação ao sistema de coordenadas apresentado nessa figura, é dada por y = – 0,5x² + 2,5x.
A altura máxima h, aproximada, que o atleta alcançou em relação ao chão foi
4,7 metros.
5,0 metros.
6,3 metros.
7,2 metros.
7,8 metros.
Respostas
Alternativa E: a altura máxima alcançada é 7,8 metros.
Esta questão está relacionada com equação do segundo grau. As equações de segundo grau são caracterizados pelo expoente do termo de maior grau igual a 2. Desse modo, as equações de segundo grau possuem duas raízes. Para determinar essas raízes, utilizamos o método de Bhaskara.
Quando temos uma equação de segundo grau, podemos calcular seu valor máximo a partir da derivação da função, que expressa a taxa de variação da mesma.
Com isso em mente, vamos derivar a função e igualar a zero, encontrando o valor de X que maximiza Y. Depois de calcular o valor máximo de Y, basta somar a altura de partida. Portanto:
A altura máxima atingida pelo atleta foi de aproximadamente 7,8 m, o que torna correta a alternativa e).
Para resolvermos essa questão, devemos aprender o que é uma equação do segundo grau.
O que é uma equação do segundo grau?
Uma equação do segundo grau é uma expressão algébrica no formato f(x) = ax² + bx + c, onde a, b e c são coeficientes. A variável elevada à potência 2 é denominada termo do segundo grau, enquanto a variável elevada à potência 1 é denominada termo do primeiro grau. Por fim, o coeficiente sem variável é denominado termo independente.
Para descobrirmos o ponto de máximo ou de mínimo de uma equação do segundo grau, podemos utilizar a equação Yv = -(b² - 4ac)/4a, onde a, b e c são os coeficientes da equação.
Com isso, para a equação y = – 0,5x² + 2,5x, temos que a = -0,5, b = 2,5, e c = 0.
Assim, Yv = -(2,5² - 4*(-0,5)*0)/4*(-0,5) = 6,25/2 = 3,125 m.
Como o atleta saltou de um altura igual a 4,7 m, devemos adicionar a altura máxima atingida a essa altura, obtendo que a altura máxima atingida pelo mesmo foi igual a 4,7 m + 3,125 m = 7,825 m.
Portanto, concluímos que a altura máxima atingida pelo atleta foi de aproximadamente 7,8 m, o que torna correta a alternativa e).
Para aprender mais sobre a equação do segundo grau, acesse:
brainly.com.br/tarefa/44186455
O novo valor a ser pago pela contratação desse pacote de internet será de