Respostas
Resposta:
Pela criação do governo provisório republicano.
Resposta: Motivos que levaram ao fim da monarquia: Escravidão; atrito com a Igreja Católica e Exército; falta de apoio da população para com esse regime.
Explicação:
O império estava sendo pressionado por outros países a libertar os negros cativos, e por esse motivo, foi decretando leis que, na prática, não significavam grandes avanços, apenas criavam expectativa para o fim da escravidão, fazendo com que Dom Pedro tivesse menos força política.
Outro fator que acelerou o desgaste do Império foi um atrito com a Igreja Católica. O Papa Pio IX proibiu a permanência de membros da maçonaria na igreja. O imperador, por ser membro da maçonaria e cercado de políticos que também eram maçons, rejeitou a decisão do papa. Ele, então, processou os bispos e os condenou à prisão com trabalhos forçados. Esse motivo levou a igreja a romper com o governo imperial.
Outro motivo foi um atrito com os militares. Eles haviam ganhado a guerra contra o Paraguai, porém não sentiram retribuição da parte do governo pelos esforços que haviam prestado à nação. Os militares passaram, então, a assumir uma posição radicalmente contrária ao governo imperial, defendendo a abolição da escravidão e o fim da monarquia.