Na obra romântica iracema de José de Alcencar a mulher é idealizada de que forma?
a) Como uma deusa
b) Como parte dos elementos da natureza
c) Como a rainha
d) Como um anjo
Respostas
Resposta:
b) como parte dos elementos da natureza
Explicação:
José de Alencar, sempre idealizava a mulher perfeita a cada livro que escrevia, no caso de Iracema, ele estava mostrandoa história de uma índia tabajara que se apaixona por um colonizador europeu. Utilizando-se desse encontro entre a índia e o seu amado, José de Alencar faz uma alegoria do processo de colonização do Brasil e de toda a América.
O nome Iracema é um anagrama da palavra “América”, e o nome de seu amado, Martim, lembra-nos Marte, deus romano da Guerra e da destruição. Para mostrar tamanho contraste dos personagens e para a valorização do elemento indígena nacional, José de Alencar utiliza-se de termos e expressões que remetam à linguagem do selvagem, aproximando o leitor da narrativa histórica e indianista.
Além da triste história da virgem dos lábios de mel, Iracema, e de seu amado Martim (primeiro colonizador português do Ceará), o livro traz também como assunto a história da fundação do estado do Ceará e o ódio entre as nações tabajara e pitiguaras, que eram aliados dos franceses e portugueses, respectivamente.
A figura do herói nacional, o índio, representada nessa primeira geração romântica, faz referência ao herói medieval, ou seja, o índio foi retratado com características idealizadas. Iracema também é colocada nesse lugar de heroína idealizada, pois, em diversos momentos da obra, o narrador compara-a à natureza.
Resposta:
b) como parte dos elementos da natureza
Explicação:
O artigo visa, descrever a pureza da mulher virgem tratado em Iracema, e também a exaltação da natureza, fauna e flora e a mulher como uma figura natural da pureza nacionalista.
Palavras-chave: Iracema; Idealização da mulher;