Considerando as propriedades gerais e específicas da
matéria, caso você encontrasse um fragmento e tivesse
dúvida se é ouro ou pirita, como poderia identificá-lo?
Respostas
Resposta:
Passar corrente elétrica, pois o ouro conduz eletricidade assim como todo metal, mas a pirita não; Morder levemente, se for ouro, ficará a marca dos dentes, pois ele é maleável; já a pirita é dura e quebradiça, pois é um composto iônico.
Resposta:O ouro é um elemento metálico bastante precioso em virtude de algumas propriedades importantes que ele apresenta. Esse raro metal possui aspecto brilhante, coloração dourada muito bonita, é maleável, dúctil e pode ser encontrado na forma isolada na natureza. Todavia, a sua principal característica é a resistência química elevada, ou seja, ele é inerte, praticamente não reage com substâncias que poderiam corroê-lo.
É por isso que o ouro possui amplas aplicações, que incluem joias, decorações, utensílios de grande valor comercial, obturações (porque é resistente à saliva), entre outras. Objetos de ouro, como os sarcófagos das múmias dos faraós, permanecem praticamente intactos por bastante tempo.
Ouro nativo
Ouro nativo
Assim, o ouro é bastante desejado e tem alto valor comercial, mas, com o tempo, surgiram algumas imitações. Entre elas, a mais conhecida é a chamada “ouro dos tolos” ou “ouro de gato”, um mineral do enxofre denominado de pirita, que é o dissulfeto de ferro (FeS2). O nome “pirita” vem do grego pyr, que quer dizer “fogo”, provavelmente porque, quando a pirita é golpeada com um martelo, saem faíscas e em razão de seu uso em armas de fogo, tais como o Wheellock.
O aspecto da pirita, como a cor e o brilho, lembra muito o ouro nativo e pode enganar muitos iniciantes. Mas as semelhanças são só essas, suas outras propriedades são totalmente diferentes. Por exemplo, ao ser aquecida, ela exala o dióxido sulfúrico, que é um gás venenoso.
Explicação: