• Matéria: Saúde
  • Autor: erycasousa40
  • Perguntado 6 anos atrás

em um cartaz no posto de saúde, lia-se: "a profilaxia contra o sarampo pode ser feita com a vacina chamada MMR ou tríplice viral". trata-se do tratamento contra a doença? Explique

Respostas

respondido por: zevitorvc
208
Não! A vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola (tríplice viral) não é a cura dessas doenças. Na verdade, essa vacina é feita com vírus vivos atenuados, ou seja, que não são capazes de causar a doença em imunocompetentes. A vacina pode sim ser usada como profilaxia pré e pós-exposição ao sarampo. Até 72h após o contato se pode receber a vacina como forma de prevenção da doença.


Espero ter ajudado!

erycasousa40: você me disse o q eu essessitava ouvu
erycasousa40: ouvir*
erycasousa40: n*
sergio31rodrigues: obrigada
respondido por: anders1lva
7

A vacina tríplice viral não constitui um tratamento para a doença sarampo, e sim, evita que esta aconteça, ou caso aconteça, tenha menor impacto possível.

As vacinas são classificadas como uma medida profilática e não terapêutica (tratamento).

Como correlacionar a imunologia com a vacinação?

Primeiramente, vamos definir como atuam as vacinas:

  • As vacinas são uma forma de apresentar os antígenos (características) dos microorganismos causadores de doenças, tais como o vírus.
  • Esta apresentação leva o sistema imune do organismo a produzir anticorpos que atuarão e combaterão os antígenos presentes na vacina.

Com isso, o corpo terá uma forma de defesa (sistema imune) para atuar contra o agente caso a pessoa seja exposta ao vírus propriamente dito, em um futuro, conferindo assim, melhor capacidade de combatê-lo.

Perceba que não constitui um tratamento, pois os tratamentos atuam após o estabelecimento de uma doença.

As vacinas atuam como uma forma de profilaxia, ou seja, evitam que determinada doença aconteça, ou caso aconteça, tenha um menor impacto.

Veja mais sobre Atenção Básica em:

brainly.com.br/tarefa/49619988

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares