Respostas
Resposta:
O que é uma DISSERTAÇÃO?
Um texto dissertativo tem como objetivo construir uma ideia acerca de determinada proposição por meio da articulação de fatos, argumentos e dados empíricos.
Existem dois tipos de textos dissertativos: o argumentativo, que procura defender uma ideia por meio da articulação de argumentos, e o expositivo, mais focado na consistência dos fatos como forma de sustentar o discurso. Aqui, vamos nos ater ao tipo argumentativo.
ESTRUTURA da DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
A estrutura do texto dissertativo conta com três etapas essenciais à coesão e coerência da tese: a introdução, o desenvolvimento (ou evolução) e a conclusão.
É na introdução do texto dissertativo que o redator situa seu leitor quanto ao tema a ser discutido e quanto à maneira conforme a qual dar-se-á essa discussão.
No desenvolvimento, que pode ser a etapa mais delicada do processo, o autor lança mão de argumentos que favoreçam a legitimidade e a afirmatividade da opinião que pretende defender.
Por fim, espera-se que a conclusão apresente o cumprimento do objetivo pretendido pelo autor na construção da dissertação.
Como fazer uma CONCLUSÃO
Para concluir um texto dissertativo-argumentativo, o autor pode optar pela maneira que melhor lhe convir. Os principais estilos de conclusão encontrados em dissertações argumentativas são a retomada da tese e a apresentação da proposta de intervenção.
A retomada da tese consiste em, dados os argumentos, reforçar a ideia apresentada na introdução e levantar quanto a ela questionamentos a ser refletidos pelo seu leitor.
A apresentação da proposta de intervenção é um estilo mais clássico de conclusão, solicitado ao aluno na Prova de Redação do ENEM. Ela consiste em, mediante os dados, fatos e argumentos defendidos na dissertação, sugerir medidas a serem tomadas quanto à resolução de um empasse ou atenuação de uma problemática.
Explicação: