sobre o trabalho das gorduras, quais os benefícios e os malefícios que elas podem causar no organismo?
Respostas
Resposta:
É importante saber que o consumo excessivo de alimentos gordurosos pode entupir as artérias do coração, causar inflamações e se instalar em alguns órgãos como o fígado e o pâncreas. Dentre muitos outros malefícios, as principais doenças são:
Obesidade
Tendo como característica principal o excesso de gordura no corpo, a obesidade é uma doença crônica que vem crescendo ao decorrer do tempo.
Não é possível dizer que é causada apenas por causa da alimentação. Outros fatores como a condição genética e o sedentarismo também influenciam o surgimento da obesidade.
É importante mencionar que essa doença pode levar a outras mais sérias, como diabetes, câncer, problemas cardiovasculares e renais.
Dislipidemia
Essa é uma doença que altera os níveis de lipídeos presentes no sangue. Isso gera um acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e pode causar problemas mais sérios como doenças cardiovasculares e aterosclerose.
Inflamação no tecido cerebral
O consumo em excesso de gordura saturada e de origem animal gera uma inflamação em um tecido cerebral chamado hipotálamo, responsável pelo controle da fome. Isso destrói os neurônios e provoca a perda da saciedade.
É válido mencionar que outros tecidos também são afetados e geram diferentes problemas.
Digestão prejudicada
Mais um problema causado pela ingestão em exagero de gorduras é a digestão lenta. Isso significa que o organismo demora mais tempo para eliminar os lipídios do estômago.
Doenças hepáticas
As doenças hepáticas são aquelas popularmente conhecidas como inflamação do fígado. Um exemplo é a esteatose hepática, problema causado pelo acúmulo de gordura no órgão.
Em casos mais graves, o excesso de lipídios pode gerar cirrose, câncer de fígado e esteato-hepatite, doença de grande risco que ataca, principalmente, diabéticos, obesos, usuários crônicos e alcoólatras.
Explicação:
espero ter ajudado....
Resposta: Alimentos gordurosos estão relacionados diretamente ao ganho de peso e a problemas cardíacos. Mas apesar de só lembrarmos dos pontos negativos, o corpo também precisa de uma quantidade diária de gordura para a formação das células e também para nos dar energia, lembra a nutricionista Aline Carvalho, da USP. O problema está no excesso.