Qual a chance de uma mulher daltônica ter um filho com a mesma doença? e uma filha? Apresente cruzamentos e heredrograma para justificar sua resposta
Respostas
Resposta:
Dos 23 pares de cromossomos humanos, um par está ligado ao sexo. Um cromossomo X e outro Y definem o sexo masculino (XY) e dois cromossomos X o sexo feminino (XX).
Um indivíduo do sexo feminino precisa herdar dos pais os dois cromossomos Xd para ser daltônico. Porém, ele pode herdar um cromossomo Xd e outro XD, tornando-se portador e podendo transmiti-lo aos filhos, mesmo sem apresentar a anomalia.
Assim, a probabilidade de uma mulher normal portadora transmitir a doença a um filho do sexo masculino é de 50%. Se o filho for do sexo feminino, é preciso que o pai também seja daltônico para que ele herde a anomalia.
Se a mãe for daltônica e tiver um filho do sexo masculino, a probabilidade dele também ser é de 100%, pois ela, sendo XdXd, irá sempre transmitir o gene ao filho, que, neste caso, será sempre ser XdY. Uma filha só terá daltonismo se o pai também tiver. Caso contrário, será apenas portadora (XDXd).
Para os homens, basta herdar apenas um cromossomo Xd (da mãe) para manifestar o daltonismo, uma vez que só possuem um cromossomo X. Um homem será sempre normal ou portador e jamais será normal portador.
Explicação:♀️♀️♀️♀️