Respostas
Resposta:
Um dos principais pontos é o fato de que os países vencedores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) consideraram a Alemanha culpada pelo conflito. Por conta disso, o Estado alemão teve de assinar o Tratado de Versalhes em 1919, o que o fez perder territórios e pagar pesadas indenizações. Como consequência desse tratado, a Alemanha entrou em uma grave crise econômica e política. Essa situação fez com que os alemães se sentissem altamente injustiçados e gerou um sentimento de vingança na população.
Dez anos depois, a quebra da bolsa de Nova Iorque culminou na Crise de 1929 e agravou a recessão econômica na Alemanha, levando à escassez de alimentos e ao aumento da inflação aos quatro dígitos. Resultado: Uma sensação de impotência que se propagava pela sociedade alemã, que buscava uma solução imediata para resolver esse problema. Como já mencionado, o Tratado de Versalhes – firmado após a Primeira Guerra Mundial – prejudicou gravemente a Alemanha e fez surgir um sentimento de revanchismo. A precária situação econômica do país não conseguiu ser revertida pelo governo republicano que assumira o país após 1918 e, como alternativa, em 1919 surgiu o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães – o Partido Nazista. Liderado pelo ex-cabo do exército Adolf Hitler, o Partido Nazista compartilhava crenças com o Partido Fascista italiano – como o ultranacionalismo –, mas trazia uma nova característica: o racismo. A ideia disseminada por Hitler e seus apoiadores era de que os alemães pertenciam a uma raça pura e superior – a raça ariana – e que as demais etnias deveriam ser subjugadas ou exterminadas.
Foi a Teoria do Espaço Vital que levou Hitler a invadir a Polônia, em 1939, buscando recuperar o domínio sobre a cidade de Danzig. Existiram várias tentativas anteriores de reanexar o território, mas apenas em 1º de setembro de 1939 o objetivo foi atingido. Inaugurando a estratégia que ficaria conhecida como blitzkrieg (guerra-relâmpago), a Alemanha nazista lançou um feroz ataque aéreo e terrestre sobre a cidade polonesa.
Diante da insistência e sucesso de Hitler em reconquistar Danzig, Reino Unido e França declararam guerra ao país germânico no dia 3 de setembro de 1939. Esse foi o início da Segunda Guerra Mundial.
Por isso a Segunda Guerra é considera consequências da Primeira Guerra.