Respostas
A desigualdade social no Brasil
No que se refere as classes sociais relacionado não só com a questão econômica, mas também política de um país, é possível afirmar que há uma enorme desigualdade entre essas classes no Brasil, tendo em vista, não apenas o grande poder aquisitivo concentrado nas mãos de poucos, como também a ausência do governo federal para resolver tais problemas.
Relativo a má distribuição de renda do país, pode perceber que pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Estes confirmam-se nos exemplos atuais, como o desemprego, a violência e a criminalidade, a poluição, a saúde, a educação e a habitação.
Nesse sentido, a má atuação do governo para resolver tais problemas, tem se mostrado ineficiente e insuficiente. Para Karl Mark, existe em toda sociedade caracterizado pelo capitalismo desenvolvido, a classe dominante e a classe dominada. Sendo assim, isso evidencia-se, portanto, na atuação do poder público, que beneficia os mais ricos e penaliza os mais pobres em meio as muitas dificuldades enfrentadas pela maioria da população.
Dessa forma, torna-se necessário que se firme um novo pacto, promovendo a igualdade social, de forma segura, socialmente inclusiva e com equidade através da redistribuição de renda e do impedimento da concentração de bens e riquezas hereditárias. Além disso, o estado deve servir a cidadão, defendendo o que é justo, o que é legal.