1- Qual acontecimento histórico foi muito importante para propagação da laicidade do Estado? De que forma essa ideia foi difundida? 2- Com as suas palavras, responda: o que é um Estado Laico? 3- Explique a diferença entre um Estado Laico e um Estado Ateu. 4- De acordo a constituição, o Brasil é um Estado Laico? Justifique sua resposta. 5- Você concorda que na prática o Brasil realmente seja um Estado Laico? Justifique sua resposta. 6- Na sua concepção, as religiões devem interferir nas decisões políticas do país? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
1- O presente artigo visa a questionar a ideia muito difundida, mas pouco discutida, de que o Brasil teria experimentado, sob a égide da Constituição de 1891, um período de forte laicização, com uma separação rígida entre Estado e religião nas mais diversas esferas, de modo que o modelo de aproximação entre esses dois domínios (em particular no âmbito da religião católica) adotado pela Constituição seguinte (de 1934) teria sido uma resposta a tal experiência. Assumir essa premissa, como tem feito a doutrina, implicaria reconhecer que um modelo de separação entre Estado e religião já foi efetivamente experimentado e rejeitado na história constitucional brasileira, o que de certa forma poderia legitimar o modelo de aproximação que teria sido adotado em 1934 e mantido, em linhas gerais, até os dias de hoje. Apontar os equívocos dessa leitura, por outro lado, permite compreender que no Brasil sempre houve uma forte aproximação entre Estado e religião, prática que teve como resultado a instituição de uma ideia frágil de laicidade que hoje tem sido duramente questionada.
2= Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais.
3- O Estado laico não é ateu ou agnóstico. É um estado que está desvinculado, nas decisões dos cidadãos que o assumem, de qualquer incidência direta das instituições religiosas de qualquer credo.
4- Não há uma resposta única e certa, sendo fundamental a todos nós pensarmos criticamente sobre o tema, levando em conta o conjunto de valores e princípios constitucionais relacionados à questão. Esse exercício de pensamento crítico passa pela compreensão do significado de liberdade religiosa, liberdade de expressão, do princípio da democracia, do respeito às individualidades, do interesse público, e, em especial, pela análise sobre qual é o papel constitucional do Estado neste contexto e como ele deveria agir.
5- sim. o Brasil é um estado laico, pois estado laico significa que o país é neutro com relação às religiões . ou seja não apoia e nem discrimina qualquer religião. o Brasil pela constituição é um pais laico e preve a liberdade de crença religiosa aos cidadãos
6- Resposta Pessoal !
Explicação:
:3