Respostas
Resposta:
1- Ter a conta de água mais barata:
O consumo máximo diário por pessoa é de 150 litros, quem consome acima disso pode pagar uma conta três vezes maior. Num imóvel em que gasta 12 mil litros de água por mês, pagam-se R$ 25,30. Se consumir o dobro, a conta passa para R$ 71,04.
2- Garantir a produção de alimentos:
Como a demanda por alimentos deve crescer 70% até 2050, o maior desafio é produzir alimentos com a escassez de água. Por isso, é preciso poupar água e adotar novos métodos de irrigação para evitar desperdícios.
3- Evitar falta de água no futuro:
Hoje, 14 cidades do Estado já sofrem com escassez de água. Nesses locais, a situação é grave, e o uso da água em épocas de seca é racionado. As regras com horários de fornecimento e quantidade de água já geram conflitos.
4- Rios do Estado estão ameaçados:
Estudo recente da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que em 11 Estados brasileiros nenhum dos rios obteve resultado satisfatório. No Estado, foram analisados os rios Santa Maria da Vitória e o rio Doce. Ambos, foram considerados EM RISCO.
5- A água já é motivo de conflitos:
Assim como em outros países, a falta de água também pode gerar conflitos no Brasil. No futuro, o aumento do consumo, a poluição, o desmatamento e as mudanças climáticas poderão reduzir a oferta de água em até 30% em algumas regiões acirrando ainda mais a disputa por água.