• Matéria: Português
  • Autor: kakalassala
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis: E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas¹, soluços e sarabandas², acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida. (Quincas Borba, 1992.) . No trecho: “mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-SE o equilíbrio da vida, a palavra “se” classifica-se como: . a) Pronome Reflexivo b) Parte Integrante do Verbo c) Pronome Apassivador d) Pronome Indeterminador do Sujeito e) Partícula Expletiva ou de Realce


ecortereal45: p1 do pensi né?
ecortereal45: português tá uma desgraça
kaduzaw: nem me fale
kakalassala: sim mano pqpppp
ecortereal45: eu tenho só a resposta de algumas, vontade de esganar esse professor
ecortereal45: vcs já conseguiram mais alguma?
kaduzaw: consegui,ja to em artes
ecortereal45: tem como passar a 5, 6 e 9 de filosofia?

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
35

No trecho de Quincas Borba, conseguimos perceber que a expressão "Faz-se" funciona na frase como pronome reflexivo (LETRA A).

 

O pronome reflexivo, sempre mostra na frase/oração, uma ação que o sujeito da frase, pratica para si mesmo. Vemos que o "se" usado na frase que lemos no texto, possui a função de mostrar a ação que que gera o equilíbrio da vida e demonstra uma ação do sujeito para com ele mesmo.

   

Outra questão que faz com que a gente possa identificar o "se" como pronome reflexivo, é seu uso após um verbo transitivo direto que o ajuda a completar seu sentido, no caso o verbo é a palavra faz.

Perguntas similares