Ao longo dos anos, a produção e o uso das máquinas vem impactando a sociedade de alguma forma, conforme foram ocorrendo as Revoluções Industriais. Leia o breve resumo sobre cada uma das Revoluções Industriais abaixo, e aponte seus impactos sociais e ambientais:
• primeira: desenvolvimento da indústria e equipamentos mecânicos, como máquinas à vapor;
• segunda: desenvolvimento da indústria química, motor à combustão, eletricidade e comunicação (telefone, rádio e televisão);
• terceira: automatização das linhas de produção e desenvolvimento de aparelhos eletrônicos, informática e tecnologias de informação;
• quarta: desenvolvimento tecnológico como meio de de interligar setores, produtos, indústrias e comércio. É a revolução atual, ainda em desenvolvimento.
Respostas
Primeira Revolução Industrial: A Primeira Revolução Industrial possui como marco a substituição da manufatura pela maquinofatura, ou seja, a substituição do trabalho humano e a introdução de máquinas capazes de realizar esse trabalho com maior precisão e em menor tempo.
Segunda Revolução Industrial: A Segunda Revolução Industrial eclodiu como consequência, principalmente, das grandes revoluções burguesas ocorridas no século XIX, representadas pela classe dominante na época, a burguesia. Essas revoluções foram as responsáveis pelo fim do Antigo Regime e também influenciaram o fortalecimento do capitalismo, impulsionado pela industrialização.
Terceira Revolução Industrial :Consequências:substituição do trabalho humano por máquinas, o que ampliou o êxodo rural e intensificou o crescimento urbano;
crescimento desenfreado das cidades, acarretando favelização, marginalização de pessoas, aumento da miséria, fome e violência;
aumento significativo de indústrias e, consequentemente, da produção;
organização da sociedade em dois grupos: a burguesia versus o proletariado.
quarta revolução:Os ciberataques, por exemplo, já são um problema. Quanto mais conectada a empresa está, mais sujeita ele fica à espionagem industrial.
Outro possível impacto negativo da indústria 4.0 é a distribuição do poder a tecnocratas, aqueles que detém o conhecimento técnico a respeito das novas tecnologias.