• Matéria: História
  • Autor: almeidamadu10
  • Perguntado 6 anos atrás

alguem poderia fazder uma explicao resumida sobre as batalhas da Campanha militar na África pff

Respostas

respondido por: liimatorchia
4

Resposta: Durante a Segunda Guerra Mundial, a Campanha Norte-Africana, também conhecida como Guerra do Deserto, desenrolou-se no deserto norte-africano de 10 de junho de 1940 até 16 de maio de 1943. Ela incluiu campanhas travadas nos deserto líbio e egípcio, em Marrocos e na Argélia (Operação Tocha) e na Tunísia (Campanha Tunisiana).

A campanha foi travada entre os Aliados e as potências do Eixo. O esforço de guerra dos aliados era protagonizado pela Commonwealth e por exilados da Europa sob ocupação alemã. Os Estados Unidos entraram na guerra em 1941 e começaram a dar assistência militar direta na África do Norte em 11 de maio de 1942.

A luta na África do Norte começou com a declaração de guerra do Reino da Itália em 10 de junho de 1940. Em 14 de junho, o 11º Hussars Exército Britânico (composto por integrantes do 1º Royal Tank Regiment ou Primeiro Regimento Real de Tanques) cruzou a fronteira líbia e capturou o Forte Capuzzo, italiano. Seguiu-se uma ofensiva italiana no Egito e, depois, uma contra-ofensiva britânica em dezembro de 1940 Operação Compasso. Durante a Operação Compasso, o 10º Exército italiano foi destruído e o Afrika Korps da Alemanha Nazista, comandados pelo marechal-de-campo Erwin Rommel, foram enviados para a África do Norte, durante a Operação Sonnenblume, para apoiar as forças italianas e prevenir uma completa derrota do Eixo.

Uma série de batalhas pelo controle da Líbia e partes do Egito seguiram-se e tiveram seu clímax na Segunda Batalha de El Alamein, quando as forças britânicas, sob o comando do tenente-general Bernard Montgomery, imprimiram uma derrota decisiva contra as forças do Eixo e empurraram-nas para a Tunísia. Depois dos desembarques aliados no Norte da África (Operação Tocha), sob o comando do General Dwight Eisenhower, no fim de 1942, e após as batalhas dos Aliados contra as forças da França de Vichy (que, depois disso, uniram-se aos Aliados), as forças combinadas dos Aliados cercaram as forças do Eixo no norte da Tunísia e forçaram-nas a se renderem.

Ao fazer os batalhões do Eixo lutarem num segundo front no Norte da África, os Aliados deram algum alívio à União Soviética, que lutava conta o Eixo no frente oriental. Informação obtida pela operação de decodificação britânica Ultra deu uma contribuição decisiva ao sucesso aliado na campanha norte-africana.

Explicação: Descupa pelo tamanho do texto, mais é o que eu sei !!

                                   Espero ter ajudado!!!

                                          SUCESSO!!!!


camilyvitoriaj: O que vc sabe ou o que vc copiou e colocou, pq eu pesquisei e deu a mesma coisa!
LuziaraGuedes: hmmm
mesmo assim ficou massa!
liimatorchia: Sou honesta querida, copiei sim mas mesmo assim tentei ajudar!
liimatorchia: Obrigada Luziara
liimatorchia: Descupem qualquer coisa.
almeidamadu10: muito obrigada, ajudou bastante
LuziaraGuedes: sem problemas rsrsr
se ajudou a pessoa está bom!
claraazevedo36: sua resposta foi ótima
liimatorchia: Obrigada a todas vcs! Sucesso
respondido por: claraazevedo36
4

Resposta:

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Campanha Norte-Africana, também conhecida como Guerra do Deserto, desenrolou-se no deserto norte-africano de 10 de junho de 1940 até 16 de maio de 1943. Ela incluiu campanhas travadas nos deserto líbio e egípcio, em Marrocos e na Argélia (Operação Tocha) e na Tunísia (Campanha Tunisiana).

A campanha foi travada entre os Aliados e as potências do Eixo. O esforço de guerra dos aliados era protagonizado pela Commonwealth e por exilados da Europa sob ocupação alemã. Os Estados Unidos entraram na guerra em 1941 e começaram a dar assistência militar direta na África do Norte em 11 de maio de 1942.

Perguntas similares