Como a filosofia pode ser importante para a relação do homem com o meio ambiente?
Respostas
Resposta: A espécie humana é apenas mais uma dentre as tantas que habitam o Planeta Terra. Artífice da natureza e produto dela própria, a espécie humana não é apenas uma forma de vida a mais neste vasto, porém limitado mundo, mas talvez a única capaz de romper o equilíbrio do delicado planeta em que vivemos.
O lócus onde o Homem existe enquanto tal, e que se constitui no conjunto de interações que fazem com que ele seja construtor de seu próprio futuro é a natureza, e por esta razão é impensável compreendê-lo dissociado dela. Nas palavras do filósofo Martin Heidegger, a diferenciação entre o sujeito Homem e o objeto natureza não se torna tão clara se pensarmos que somos frutos do mundo natural e fazemos parte dele. Mesmo que observemos este mundo a partir da nossa própria racionalidade, haverá sempre uma inevitável fusão entre o objeto natureza e o ser pensante. Somos a única espécie capaz de exercer o trabalho construído culturalmente através da razão, e somos a única que utiliza a natureza a partir de raciocínios articulados e não somente por instinto animal.
A utilização da natureza como objeto das condutas humanas guiadas pela razão e não direcionadas apenas pela satisfação instintiva de necessidades conduziu o relacionamento do Homem com a natureza a níveis deletérios para a própria natureza. Somos capazes de raciocinar e isto nos têm levado a agredir e destruir os ecossistemas, pois agimos pensando na consecução de outros objetivos. Todas as espécies agridem a natureza, de uma forma ou de outra, e todas as atividades e todos os movimentos causados por animais geram – em maior ou menor escala – um impacto destrutivo no ambiente.
Resposta:
A discussão acerca do homem em relação à natureza questiona a atual crise ambiental,
baseada nas ações que esse desenvolveu em sua visão de natureza construída no contexto do
domínio do homem sobre aquela. Segundo Pessanha (1991), Descartes, filósofo francês do
séc. XVII pode ser considerado um pensador que demarca as bases do pensamento moderno.
Suas ideias influenciaram muito a relação do homem com a natureza, pois Descartes foi o
primeiro filósofo a propor de fato a intervenção em uma perspectiva superior da razão
humana. A consequência disso é a enorme distância do homem em relação à natureza.