• Matéria: Português
  • Autor: clariceemanoele
  • Perguntado 6 anos atrás

Shimbalaiê é uma canção da compositora, violinista e cantora da Música Popular Brasileira (MPB) Maria Gadú (Mayra Corréa Aygadoux, nascida na cidade de São Paulo – SP –, em 4/12/1986). A canção foi sua primeira composição, quando tinha dez anos de idade, que, segundo as suas próprias informações, estava sozinha, e a fez no momento do pôr do sol, em uma praia. Ela diz que a palavra não tem nenhum significado, mas, na verdade, a expressão deriva de um dialeto (fala regional, social) africano. Existem várias formas de se escrevê-la, no entanto, a forma correta é Ximbhalaijè, que poderia ser traduzida assim: Ximbha (natureza, meio ambiente) – Laijè (alma, deus, espírito). Leia com muita atenção a canção a seguir e responda a questão proposta. Shimbalaiê (Composição: Maria Gadú) Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Natureza deusa do viver A beleza pura do nascer Uma flor brilhando à luz do sol Pescador entre o mar e o anzol Pensamento tão livre quanto o céu Imagino um barco de papel Indo embora pra não mais voltar Tendo como guia Iemanjá Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Quanto tempo leva pra aprender Que uma flor tem vida ao nascer Essa flor brilhando à luz do sol Pescador entre o mar e o anzol Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Ser capitã desse mundo Poder rodar sem fronteiras Viver um ano em segundos Não achar sonhos besteira Me encantar com um livro Que fale sobre vaidade Quando mentir for preciso Poder falar a verdade Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar Natureza deusa do viver A beleza pura do nascer Os termos dos versos anteriores da canção são destacados com o objetivo de ressaltar, gramaticalmente na Análise Sintática, um Aposto, ligado ao substantivo ‘Natureza’, no próprio verso. Explique o motivo dos termos grifados constituírem um Aposto nesse contexto da canção.

Respostas

respondido por: laurarezz
47
Oi!
O aposto é um termo separado por vírgulas numa oração, e tem como função “explicar” o elemento dito anteriormente.
Neste caso, a cantora usa a frase “quando vejo o sol beijando o mar” para explicar o termo que foi dito anteriormente, “Shimbalaiê”: constituindo um Aposto.

Espero ter ajudado!
respondido por: jalves26
0

Os termos "deusa do viver" e "A beleza pura do nascer" são apostos explicativos, pois oferece uma explicação detalhada sobre o termo "natureza".

A intenção é descrever a natureza como uma deusa responsável por garantir o nascimento e a vida.

O que é aposto?

Trata-se do termo ou expressão que traz uma explicação sobre outro termo da oração. Também pode resumir termos elencados anteriormente ou especificar um termo (nesse último caso, é geralmente um nome próprio).

Geralmente, o aposto explicativo aparece isolado por vírgulas ou por outros sinais de pontuação (travessão ou parênteses). Na letra da música, as vírgulas não foram usadas.

Mais sobre aposto e seus tipos em:

https://brainly.com.br/tarefa/20529108

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares