2) O quadro "A Morte de Marat", estudado na aula, representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), cujos conflitos e o processo revolucionário só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Jean-Paul Marat, amigo pessoal de David, tinha uma doença de pele dolorosa que o obrigava a permanecer dentro de uma banheira durante o dia enquanto trabalhava. Um dia, Charlotte Corday entrou no aposento, tendo como pretexto a entrega de uma mensagem e assassinou-o. Para David, este quadro foi concebido como um monumento para um homem que foi simultaneamente herói, mártir e amigo. A obra parte de um ponto de vista documental, enquanto testemunho e descrição da ação. A composição é francamente encenada, de forma incluir todos os sinais e pistas para uma identificação e compreensão do acontecimento: a banheira, a faca, a carta, a ferida e o sangue. *
Respostas
respondido por:
85
Resposta:
Este é retratado jovem e belo, com uma expressão serena no rosto. A sua posição lembra a “Pietá”, de Michelângelo, conduzindo a uma analogia com a iconografia cristã.
Parabéns, é isso aí? Como em muitos outros trabalhos iniciais David, todos os objetos presentes na tela têm uma função concreta, tendo sido evitado qualquer detalhe ou alusão supérflua de forma a não prejudicar a clareza do tema e são idealizados, para buscar o foco de fazer de Marat um mártir da revolução.
respondido por:
12
Em relação a obra conhecida como "A morte de Marat", podemos ver que, na tela, Jean-Paul Marat é retratado jovem e belo e sua expressão facial apresenta serenidade. A posição com a qual seu corpo foi retratado faz uma analogia com a iconografia cristã e remete a uma obra do pintor Michelângelo.
Charlotte Corday, simpatizando do girondinos assassinou Jean-Paul Marat em 13 de julho de 1793 . A obra retrata de um ponto de vista mais realista o ocorrido naquele dia e como o corpo do francês foi encontrado.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/511211
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
“SÃO JORGE LUTANDO COM O DRAGÃO”.
“JESUS DEVOLVENDO AS CHAVES PARA SÃO PEDRO”
“O IMPERADOR NAPOLEÃO EM SEU ESTUDO NAS TULHERIAS”.
Feedback
Parabéns, é isso aí! A obra que destoa desse contexto é sem dúvida o São Jorge Lutando com o Dragão.