"É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall – 5.VI.1947). O plano Marshall constituiu:
a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.
b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina
c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.
d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.
e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.
Respostas
Resposta: Letra e
Explicação: Os Estados Unidos chegaram a investir cerca de 12,6 bilhões de dólares, no espaço de seis anos (1948 a 1952), nos países europeus afetados pela Segunda Guerra.
O plano Marshall constituiu o que está apontado na letra E) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.
O Plano Marshall foi um auxílio ofertado pelos Estados Unidos aos europeus para que eles pudessem se recuperar depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
Esse plano, também conhecido como Programa de Recuperação Europeia, se deu na aplicação de capitais norte-americanos aos países da Europa Ocidental, de forma que eles pudessem se reconstruir dos diversos estragos e prejuízos nos mais variados setores que o conflito ocasionou.
O plano recebeu esse termo por uma homenagem ao seu criador, o general George Marshall. Ele afirmou que o plano seria interessante para a economia americana e para promover a paz mundial.
Veja mais sobre o plano Marshall:
https://brainly.com.br/tarefa/917706