Qual a relação entre o discurso na carta testamento de Getúlho Vargas e o trabalhismo. Qual foi a avaliação de Vargas do seu próprio governo?
Respostas
Resposta:
Segundo o relato de familiares e colaboradores, ao lado do corpo de Getúlio Vargas foi encontrada a cópia de uma carta com sua assinatura, dirigida ao povo brasileiro. Nessa carta ficavam explícitas as razões que o tinham levado ao gesto extremo do suicídio e eram indicados os responsáveis pelo desfecho trágico: grupos internacionais cujos interesses o governo contrariara, aliados a grupos nacionais que se opunham ao que Vargas definia como "o regime de garantia do trabalho"
Explicação:
Resposta:
A carta foi dirigida ao povo brasileiro, onde ficava explícita as razões que o tinham levado ao gesto extremo do suicídio e eram indicados os responsáveis pelo desfecho trágico, além disso, ele se desculpava por ter deixado o trabalhador solitário, porém ele deixa claro que fez o possível e o impossível para sempre trabalhar e ajudar ao próximo.
Explicação:
Olhando o texto abaixo, identificamos cada motivo citado, do qual liga a relação de uma coisa a outra, já que Vargas sempre trabalhou muito isso durante o seu governo
“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. (...) À campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se a dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. (...) Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. (...) Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante (...). Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. (...). Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.”
Fonte : Wikipedia. Disponível em: < Carta-testamento_de_Getúlio_Vargas >