Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura: Desprezando as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que: (A) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV. (B) A energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV. (C) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III. (D) A energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV. (E) A energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.
Respostas
Resposta: A resposta é a letra C!
A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa II.
Explicação: Durante o processo não existe a conservação de energia mecânica por causa do trabalho dos músculos do atleta que transforma energia potencial química interna em energia mecânica.
Resposta:
1 - C) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.
2 - D) uma atiradeira (estilingue).
Explicação:
1 - Em um sistema sem forças de atrito, a energia mecânica é conservada, assim, toda a energia cinética do movimento será transformada em energia potencial gravitacional.
2 - Em um carrinho de elástico, ocorre a mesma conversão de energia que ocorre em um estilingue, ou seja, há conversão de energia potencial elástica em energia cinética.