• Matéria: Português
  • Autor: Vitor4922
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o poema³ de Manuel Bandeira: ANDORINHA ANDORINHA LÁ FORA ESTÁ DIZENDO:— PASSEI O DIA À TOA, À TOA!ANDORINHA, ANDORINHA, MINHA CANTIGA É MAIS TRISTE!PASSEI A VIDA À TOA, À TOA.O poema apresenta uma figura de linguagem, a personificação: quando características/habilidades de seres humanos são desempenhadas por outros seres, no caso, a andorinha tem fala. Compare os versos: “Passei o dia à toa, à toa” e “Passei a vida à toa, à toa”. O que eles revelam sobre a vida desses seres? Me ajudem pf.


ryansoares325: quando ele fala passeis 'o dia à toa, à toa ele fala que nesse dia ele ficou sem saber oque fazer ja em passei a vida à toa, à toa ele fala que passou sua VIDA sem saber o que fazer
Vitor4922: vlw

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
113

O poema de Manuel Bandeira, demonstra que a vida das Andorinhas é bem diferente da nossa, os versos demonstram que a vida das mesmas é sossegada.

 

Na frase que a questão nos mostra, a palavra "a toa" tem o significado de estar sem preocupações e sem responsabilidades, tem o significado de ter um tempo para relaxar.

 

Podemos dizer que é assim a vida desses seres (andorinhas), as mesmas por serem pássaros não tem preocupações, vivem sua vida a toa sem responsabilidades.

respondido por: luciarico
16

Resposta:

https://youtu.be/PaPqWMOChq8

Explicação:

Perguntas similares