• Matéria: História
  • Autor: aarthurdiass01
  • Perguntado 6 anos atrás

como foi a chegada da familia real no brasil ?

Respostas

respondido por: maaduh99
2

Boa Tarde !! :D

Vamos lá ..

  • A vinda da família real para o Brasil, evento também conhecido como transferência da corte portuguesa para o Brasil, foi um acontecimento que se deu na passagem de 1807 e 1808 e foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico. Para evitar de ser capturado pelas tropas de Napoleão, d. João (futuro d. João VI) ordenou a mudança da corte para o Brasil.  Esse acontecimento transformou o Rio de Janeiro na capital do Reino de Portugal e trouxe transformações profundas para o Brasil, tanto no aspecto econômico, quanto no social e no político. As transformações e a acomodação dos Bragança no Brasil contribuíram para que a independência do Brasil fosse antecipada.

O embarque de toda a corte portuguesa foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 1807. Pela dimensão do que estava sendo feito, naturalmente tudo foi realizado em meio à grande desorganização. O embarque ficou marcado pela correria e algumas pessoas entraram em pânico pelo temor das tropas francesas que se aproximavam.

Dom João não estava simplesmente embarcando os seus pertences. Ele estava embarcando todo o aparato de poder existente em Portugal, o que incluía as pessoas que trabalhavam nas instituições portuguesas, bem como os seus mobiliários e todos os bens de valor de Portugal. Todos os preparativos foram realizados e, no dia 27 de novembro, a família real já estava embarcada.

O clima não permitiu que os navios zarpassem no dia 28, o que aconteceu na manhã do dia 29 de novembro. Estima-se que entre 10 mil a 15 mil pessoas tenham embarcado na mudança para o Brasil. Era muita gente, não havia espaço suficiente para todos, além de não haver comida e água em quantidades suficientes, sendo necessário racionar ambos.

A comitiva portuguesa chegou ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, desembarcando em Salvador. Após permanecer alguns dias em Salvador, a família real portuguesa partiu para o Rio de Janeiro, desembarcando lá em 8 de março de 1808. Ainda em Salvador, o regente tomou a primeira medida importante que marcou o Período Joanino: a abertura dos portos do Brasil para as nações amigas. Isso foi o início de um período de transformações significativas para o Brasil.


aarthurdiass01: meudeus obg
aarthurdiass01: porque o brasil invadiu a guineia francesa?
maaduh99: Foi basicamente um plano do governo brasileiro de anexar o território francês da Guiana Francesa, ele queria esse território pra ele, vamos entender melhor isso ..
maaduh99: A invasão da Guiana Francesa foi uma operação militar conjunta por uma força expedicionária Anglo-Portuguesa contra Caiena, capital da colônia sul-americana francesa em 1809, durante as Guerras Napoleônicas.
maaduh99: A operação fez parte de uma série de ataques contra territórios mantidos pela França na América durante 1809, após a Campanha das Guianas e devido a compromissos em outros lugares, a Marinha Real Britânica não conseguiu enviar forças substanciais para atacar o porto fluvial fortificado.
maaduh99: Em vez disso, os recursos foram direcionados para o governo Português, que tinha sido expulsos de Portugal no ano anterior durante a Guerra Peninsular e havia transferido sua sede para o Brasil. Em troca do fornecimento de tropas e meios de transporte para a operação, os ingleses garantiram apoiar e reconhecer a soberania portuguesa sobre a Guiana Francesa.
maaduh99: Um dos objetivos estratégicos da campanha era redefinir a fronteira do Estado do Brasil com a Guiana Francesa de acordo com o Tratado de Utrecht (1713),[1] devolvendo-a ao rio Oiapoque, anulando o estabelecido nos tratados de Paris (1797), Badajoz e Madrid (1801) e mesmo em Amiens (1802).
Perguntas similares