A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que: a) negava qualquer tipo de autoridade religiosa, pois afirmava a supremacia absoluta do indivíduo e da sua capacidade de, ao ler a Bíblia, atingir a graça do conhecimento como caminho para a salvação. b) criticava as igrejas nacionais e as lideranças dos reis nos cultos, entendendo que os fiéis atingiriam a salvação por meio de boas obras como a conversão dos pecadores pela pregação da palavra de Deus. c) afirmava a predestinação absoluta dos eleitos de Deus, reconhecíveis por sinais tais como uma vida simples e austera, a frequência ao culto, o trabalho árduo e honesto, e o cuidado com a família. d) indicava que a salvação pela fé poderia ser conseguida também com o uso da razão, e que os fiéis que viveram uma vida santa e celibatária eram modelos a serem discutidos e ensinados nos seminários.
Respostas
Resposta: Letra C
Explicação: Calvino acreditava no conceito da predestinação, e isso dizia se o indivíduo era predestinado pra ir pro céu ou pro inferno. Porém, dava pra perceber quando o indivíduo ia pro céu apenas pelas suas atitudes "corretas" e aquele que iria pro inferno e teria as atitudes mundanas e maldosas.
A alternativa adequada é a C, pois a vertente calvinista é conhecida por defender a teoria da predestinação, assim, os fiéis eram predestinados a salvação desde seu nascimento. Essa discussão se opõe a do livre arbítrio pregada pelos batistas, por exemplo.
Calvinismo é uma vertente do movimento protestante, surgida no século XVI, em Genebra, na Suíça, cuja maior liderança considerada foi João Calvino. Esta vertente rompeu com a Igreja Católica, assim como o luteranismo, contudo, discordava dos luteranos na presença real de Cristo na eucaristia.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/6816105