• Matéria: História
  • Autor: GU1LH3RM3GOD
  • Perguntado 6 anos atrás

AJUDEM PLS! A grave crise econômica que a França passava na segunda metade do século XVIII fez com que o rei Luís XVI: a) Fugisse com sua esposa para a Bastilha a qual foi invadida pelo segundo estado. b) Reunisse com a Assembleia Nacional Constituinte criada pelos girondinos. c) Convidasse Napoleão Bonaparte para ajudar ao a administrar a França. d) Nomeasse sucessivos ministros que, em linhas gerais, propuseram que o primeiro e o segundo estados passassem a pagar impostos.

Respostas

respondido por: brendohissaoka
2

A) Fugisse com sua esposa para a Bastilha a qual foi invadida pelo segundo estado

Explicação:

Em setembro de 1791, a Assembleia promulga a nova Constituição, que transforma o poder absoluto do rei em poder constitucional. O rei deixaria de possuir bens e passaria a receber uma pensão anual.

Luís XVI prepara-se para agir. A família real tenta sair da França, mas é capturada antes de chegar à fronteira. As massas exigem seu julgamento, mas a Assembleia querendo acalmar anuncia que o rei tinha sido raptado.

Desde então, o rei Luís XVI aposta na invasão estrangeira como meio de salvação. Descobertos os seus planos, no dia 10 de agosto de 1792 o povo ataca o palácio real e Luís XVI refugia-se na Assembleia, mas o seu poderio terminou: a monarquia é suspensa.

O poder executivo é entregue a um conselho provisório. Elege-se pelo sufrágio universal, uma Convenção Nacional e, ao lado dela, a Comuna de Paris, isto é, o conselho municipal que toma a liderança da Revolução Francesa.

Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (depois Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, Maria Antonieta também é guilhotinada.

Perguntas similares