Qual a diferença entre as moléculas de sabão e detergente, do que são feitos e como agem na prevenção do coronavirus , qual é mais indicado para a higienização das mãos
Respostas
O sabão é uma mistura de gordura, água e álcalis (soda cáustica) ou sal básico. O sabão e os detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por parte Apolar (que é hidrofóbica - hidro=água; fobos=aversão) e uma extremidade Polar (que é hidrófila - hidro=água; filos=amigo)
O segredo está nas características de cada extremidade das moléculas de sabão, que têm cabeça e causa. A cabeça é hidrófila, enquanto a cauda é hidrófila e lipofila (a cabeça é atraída pela água, de um lado, e por óleo e gordura, do outro lado).
Quando você está lavando as mãos e as moléculas de sabão se encontram com a gordura, suas caudas são atraídas por ela enquanto a cabeça permanece na água. As forças de atração entre as cabeças são tão fortes que levantam a gordura cada vez menos, que são então afastadas com a água (micela)
O sabão não apenas solta o vírus da pele, mas também faz com que o envelope viral se dissolva, de modo que as proteínas e o RNA deslizem e o vírus morra metaforicamente (ele é, na verdade, desativado, pois o vírus não está exatamente vivo). Aí então a água leva os restos doque até 20 seg. atrás era uma séria ameaça a nossa saúde.