• Matéria: História
  • Autor: urielcafetotoso
  • Perguntado 6 anos atrás

Numa atitude historiadora, pesquise sobre a cultura milenar africana, como a partir dos conceitos de tempo, totem, medicina tradicional e etc. Nessa pesquisa, priorize países como a Tanzânia, Botsuana, Gana, Namíbia, Quênia e Moçambique. ​

Respostas

respondido por: mariagabriely928
131

Resposta:

O conceito de tempo: nas sociedades tradicionais africanas não existiam padrões de medidas como tempo, distância, peso etc. O tempo como um conceito linear era algo inconcebível e passado, presente e futuro indefinido não existiam. Tempo se tratava apenas de uma simples composição e sucessão de acontecimentos. Existe um passado distante (época dos ancestrais) e um futuro imediato, que tem relação direta com o que está acontecendo no presente. Na concepção africana, o tempo tem que ser experimentado para ser real. O tempo é centrado no homem e gira em torno dele, em outras palavras, é o homem que faz o tempo e não o tempo que faz o homem. Sem atividade humana, o tempo não existe.

Totem: A primeira unidade básica da sociedade africana é a família e a segunda é o totem ao qual pertencem. Os grupos de famílias que dividem o mesmo totem formam um clã. O objeto contém uma conotação espiritual, representando o ancestral (ser maior) de cada sociedade. Os totens definem laços matrimoniais, culturais e históricos e são representados por seres da natureza, na maioria das vezes animais, que passam a ser sagrados e protegidos pelo grupo.

Medicina tradicional e feitiçaria: Em muitas sociedades africanas acredita-se na existência de duas energias opostas e contraditórias. Enquanto os bons espíritos, representados pelos médicos tradicionais (curandeiros) concebem a força do bem, a feitiçaria pinta a força do mal. Em ambos os casos, seus representantes são apenas mensageiros dotados de certas habilidades que o permitem se comunicar com os antepassados. Na maioria das sociedades, a prática de feitiçaria é considerada ilegal e pode ser penalizada.


ash47: obrigada, me ajudou muito.
mariagabriely928: de nada
thamaciel2007: Anjo obg
alezinha17081: tenkil
Breno1222: Muito grande mais brigado c vc tivesse escrito uma palavra eu agradecia
SpaccaSniper: Arigatōgozaimashita zero two
respondido por: brendaisis
3

A cultura milenar africana é dotada de grande riqueza e variedade, uma vez que as etnias que vivem no continente cultuam as mais distintas crenças e tradições.

A cultura milenar africana

Os totens: O totem, sob o olhar da cultura africana, representa o símbolo sagrado adotado por tribos ou clãs, nesse sentido, essa importante imagem atrela-se diretamente com a identidade dos povos africanos. Além disso, a imagem também revela uma forte conotação espiritual.

A medicina tradicional: A medicina tradicional africana utiliza há séculos a fitoterapia como forma de tratamento e prevenção de enfermidades.

Saiba mais sobre a cultura africana em: https://brainly.com.br/tarefa/9083382

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares