Respostas
Resposta:
é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunâmis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico: aproximadamente 195 eventos desse tipo já foram registrados. A ocorrência desse fenômeno provoca a invasão de áreas litorâneas por ondas gigantes que, rapidamente, destroem tudo o que encontram. Por definição, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km, tendo um período de formação relativamente lento, de alguns minutos.
Resposta: O tsunami é uma onda gigante gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira.
A palavra vem do japonês “tsu” (porto, ancoradouro) e “nami” (onda, mar).
O termo foi criado por pescadores que, vindos da pesca, encontraram o porto devastado, ainda que não tenham visto nem observado a onda no alto mar.
Um tsunami pode ser produto de qualquer revolta que desloque uma massa grande de água, tal como um terramoto, um deslocamento da terra, uma manifestação vulcânica ou um impacto de meteoro.
Uma tsunami pode causar estragos a milhares de quilómetros de distância da sua origem, podendo passar muitas horas entre a sua criação e o seu impacto na costa, chegando bastante depois da onda sísmica que a originou.
Neste trabalho daremos resposta a inúmeras questões feitas vulgarmente pela maioria das pessoas, nomeadamente O que é o tsunami?, Os estragos que provocam?, entre outras questões.
O que é o tsunami?
Um tsunami é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água. Pode-se identificar o termo com “maremoto”, contudo maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de fato originar um tsunami.
A energia de um tsunami é função da sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta, à medida que a sua velocidade diminui.
Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.
Fatores que originam o tsunami?
Um tsunami pode ser gerado por qualquer tumulto que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo, um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro.
Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectônicos são um tipo particular de sismo que origina uma deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da ação da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas.