Respostas
Resposta:
há 5 anos3.842 visualizações
Formao do bloco econmico do Pacfico
A união de países, formando blocos econômicos e seguindo os passos da União Europeia, é o que mais tem marcado a história nas últimas décadas. A integração dos países europeus foi o primeiro passo para a formação de blocos comerciais e econômicos, trazendo em seu rastro a Alca, a Aliança do Pacífico e, mais recentemente, nos últimos dias, a formação da Apec. Sim, claro que não podemos esquecer o Mercosul, uma tentativa ainda frustrada de união com os países vizinhos, que ainda está buscando os seus próprios caminhos.
Aí, pensamos: claro que vemos ainda constantes problemas na União Europeia, criados por uma crise que vem desde 2008, mas que busca encontrar caminhos que possam dinamizar o Velho Continente. Também precisamos entender que não é tão simples unir povos e culturas diferentes, com métodos próprios de governança e com formas de tratamento específicas de cada fronteira.
O Mercosul, praticamente criado ao mesmo tempo em que a Alca, não consegue deslanchar em virtude de ideologias próprias dos países participantes.
Neste nosso ainda Terceiro Mundo, uma das grandes dificuldades encontradas é o personalismo, as regras criadas em cada país, ainda não temos como visão maior a busca de desenvolvimento.
Enquanto isso, vemos a Aliança do Pacífico, que foi criada em 2012, criando um livre fluxo de investimentos, bens e pessoas, buscando trabalhar especificamente para o desenvolvimento de suas economias. O Chile, a Colômbia, o México e o Peru, responsáveis por 36% do PIB da América Latina, parecem não pensar duas vezes. A decisão tomada levou a uma ampliação da área de atuação, voltando-se para a integração com a Ásia e os países que possam propiciar condições vantajosas de comércio para ambos os lados.
A ampliação do grupo econômico chamado de Aliança do Pacífico acabou se concretizando com a sua fusão com a Apec – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, uma organização criada em 1989, na Austrália, cujo principal objetivo era a criação de uma área livre de comércio entre os países membros e Hong Kong.
Anunciada esta semana, a Aliança do Pacífico está reunindo Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia, Vietnã, Estados Unidos, Taiwan e Hong Kong.
Com as lições aprendidas na formação da União Europeia, a Apec está principalmente focada no crescimento econômico, na cooperação, no comércio e na troca de investimentos entre os países membros. Ao contrário da União Europeia, a Apec não criou um tratado de obrigações entre os participantes, podendo cada país continuar exatamente com está, sem uma moeda única e sem as obrigações bilaterais.
Coloca em "melhor resposta"?