• Matéria: Artes
  • Autor: vitoriampeixoto20
  • Perguntado 6 anos atrás

O canto do índio, o povoador americano da terra, era longo e nostálgico, cortado por certos tons quentes e coloridos, sobretudo os que acompanhavam as danças. A música era estridente, com as notas agudas dos borés, dos cangoeras, dos membitarará; os acompanhamentos dos chocalhos silvestres e ruidosos, os maracás e os curujus, e dos rufos dos vatapis. [...] Os índios nas suas músicas gostavam de imitar os pássaros, as vozes da natureza, os murmúrios da floresta, numa fusão surpreendente com o cenário circunstante. Do pouco que chegou até nós se pode verificar que o índio tinha uma música interessante e viva [...] o canto natural e liberto que lhe irrompia do peito, para se alegrar, sofrer ou implorar aos deuses [...]. Nesta fonte há muito que beber, mas só agora começam as primeiras pesquisas, salientando-se o trabalho que tem feito o Sr. Villa-Lobos, não só trazendo para a sua obra muito do ritmo indígena, bem como o divulgando com entusiasmo. [...] Agreste e rude, mas de pura emoção, livre como a própria natureza, era um pouco da terra fresca e virginal. Até certo ponto, eis a verdadeira arte, a elevação do homem diante do universo, procurando expressá-la numa forma superior e ideal, que domine a matéria. Sem preconceitos, sem apegos, sem fórmulas, a música do nosso indígena era a transfiguração suprema do espírito desses seres primitivos, extasiados ou amedrontados pelo mistério da natureza indecifrável. Há nela uma fonte inesgotável de inspiração e quando nos animaremos a beber sua água clara e miraculosa? ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briquet, 1926. p. 24-29. Glossário Boré – Flauta fabricada com a couraça da cauda de um tipo de tatu ou trombeta de bambu. Cangoera (ou canguera) – Flauta feita com ossos de guerreiros valentes. Chocalho – Instrumento de percussão, de variados tipos, feitos com conchas, sementes, etc., que podem ser pendurados nos braços e pernas ou movimentados com as mãos. Curuju (ou curugu) – Instrumento percussivo de grandes proporções que emite sons passíveis de serem ouvidos a longas distâncias. Membitarará (ou inúbia) – Trombeta de guerra cujo som podia ser escutado ao longe. Maracá – Chocalho feito com o crânio ou cabaça preenchidos no interior com elementos como sementes, pedras, conchas, etc. Vatapi – Tambor indígena de tronco escavado. A partir do texto de 1926, do historiador e pesquisador da música brasileira Renato Almeida, é possível inferir que Houve apenas o acerto parcial, a questão é considerada correta somente com o acerto total. Em caso de dúvidas, consulte o gabarito com o professor. 1 a música indígena é rica e ritmada, tem forte presença do canto, possui inspiração na natureza e caráter reverencial. 2 quando se refere ao trabalho de Villa-Lobos, que estuda com entusiasmo sobre a música indígena, o autor mostra-se desfavorável à influência desse tipo de música por ela ser agreste e rude, de modo que as pesquisas recentes realizadas pelos compositores sobre suas sonoridades não deveriam ser continuadas. 4 o fato de os instrumentos de percussão serem fabricados com elementos naturais, como é o caso do maracá, possibilita a integração da música indígena com os sons provindos da natureza a seu redor. 8 A relação entre a música indígena, a portuguesa e a africana estava apenas começando no início do século XX, pois não havia pesquisas suficientes sobre a música indígena. 16 Entre os instrumentos mais comuns para os indígenas podem ser citados os percussivos (a exemplo do vatapi) e os de sopro (como a trombeta).

Respostas

respondido por: peixoto1962
22

Resposta:

1  verdadeiro

a música indígena é rica e ritmada, tem forte presença do canto, possui inspiração na natureza e caráter reverencial.  

 

2  verdadeiro

quando se refere ao trabalho de Villa-Lobos, que estuda com entusiasmo sobre a música indígena, o autor mostra-se desfavorável à influência desse tipo de música por ela ser agreste e rude, de modo que as pesquisas recentes realizadas pelos compositores sobre suas sonoridades não deveriam ser continuadas.

 

4  verdadeiro

o fato de os instrumentos de percussão serem fabricados com elementos naturais, como é o caso do maracá, possibilita a integração da música indígena com os sons provindos da natureza a seu redor.

8  falso

A relação entre a música indígena, a portuguesa e a africana estava apenas começando no início do século XX, pois não havia pesquisas suficientes sobre a música indígena.

16  verdadeiro

Entre os instrumentos mais comuns para os indígenas podem ser citados os percussivos (a exemplo do vatapi) e os de sopro (como a trombeta).


vitoriampeixoto20: Obrigada! Acertei a questão
respondido por: jubs7020
15

Resposta:

23

Explicação:

fiz no positivo on e acertei

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