• Matéria: Sociologia
  • Autor: mileneduartepaddrm
  • Perguntado 6 anos atrás

Reconhecido por muitos como fundador do pensamento político moderno, Maquiavel chocou a sociedade de seu tempo ao propor, em O Príncipe, que *

a autoridade do monarca é sagrada, ilimitada e incontestável, pois o príncipe recebe seu poder diretamente de Deus.

o Estado é personificado pelo monarca, que encarna a soberania e cujo poder não conhece outros limites que não aqueles ditados pela moral.

a autoridade do príncipe deriva do consentimento dos governados, pois a função do Estado é promover e assegurar a felicidade dos seus súditos.

a política é autonormativa, justificando seus meios em prol de um bem maior, que é a estabilidade do Estado.

Respostas

respondido por: Buni067
12

Resposta:

a última (a política é autonormativa, justificando seus meios em prol de um bem maior, que é a estabilidade do Estado.)

Explicação:

vi no gabarito

respondido por: Matheusieti
7

A última alternativa é a que melhor dialoga sobre as ideias de Maquiavel a partir das ideias propostas na obra "O Príncipe", onde a estabilidade do estado se apresenta como o bem maior. Maquiavel baseou suas reflexões a partir do livro "O Príncipe" que atua como um documento onde Maquiavel relata uma série de "dicas" as quais os governantes do Estado deveriam cumprir.

Um outro fato importante, é a descrição sobre os principados, que são divididos em: Hereditário e adquirido, onde aponta o as duas formas de como o governante chega ao poder  podendo ser pela virtude ou pela fortuna, dois termos também elencados no livro.

Seguindo essa linha de raciocínio, ele divide a obra falando sobre os Estados, suas divisões, as monarquias, além de como os impérios devem se fortalecer eliminando os inimigos, simulando situações e acordos para enfraquecê-los.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/20719427

Anexos:
Perguntas similares