1 — o domínio da metrópole portuguesa sobre sua colônia na américa submeteu os colonos a condições impostas que, na maioria das vezes, oportunizaram apenas os interesses de portugal. a exploração excessiva que era realizada por portugal teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século xvii. neste, ocorreu apenas um movimento de revolta, mas foi ao longo do século xviii que os casos se multiplicaram. entre os principais movimentos nativistas podemos destacar a revolta dos beckman, a guerra dos mascates, a guerra dos emboabas e a revolta de filipe dos santos. sobre essas revoltas, pesquise em diferentes fontes e preencha o quadro abaixo com as informações solicitadas.
Respostas
Resposta:Universitário
A Revolta dos Beckman de 1648 ocorreu no Maranhão, seu motivo foi a foi a insatisfação coletiva com a Companhia de Comércio do Maranhão, que controlava os preços dos produtos na região, prejudicando a todos os maranhenses de São Luís, prejudicando os agricultores locais.
Os irmãos Beckman, fazendeiros ingleses, iniciaram uma revolta que conseguiu atacar as instalações da CIA de Comércio do Maranhão e a capital da Capitania, apossando-se dos suprimentos. Porém a Coroa Portuguesa logo enviou reforços que prenderam os responsáveis, punindo-os.
A Guerra dos Mascates aconteceu em 1710 na província de Pernambuco, sendo que mascates eram os comerciantes, que confrontaram os senhores de engenho. Pode-se dizer que houve uma vitória simbólica dos mascates e a anistia dos envolvidos pela coroa portuguesa.
Já a Guerra dos Emboabas ocorreu entre 1707 a 1709 e a causa era a exploração do ouro em Minas Gerais entre os bandeirantes paulistas e exploradores europeus, que terminou com a derrota dos bandeirantes.
A revolta de Vila Rica ocorreu em junho de 1720 em Ouro Preto, liderada por Filipe dos Santos contra o monopólio da exploração do ouro, vindo a terminar com sua execução.
Explicação:
Resposta:
dhhghfgfghfghfghghfghgffghfhcfbfbbfbfdbxbxfbfx
Explicação:
dththfhfhfghgghgfgfhfghfgfggffhghgfhgfhgfgfghggfhghggffghfggfghgfghggfgfhghgffgfgfhggggffgfhhgfhfgghhghgfffhghgffhgfhghgfgfh