Prove que o produto de k inteiros positivos consecutivos sempre será divisível por k!.
Respostas
O fatorial é a multiplicação de números consecutivos inteiros positivos, ou seja, é a multiplicação de números naturais consecutivos. Sabendo que ele quer o produto de números consecutivos a partir de k, e k! é exatamente isso, esse produto se torna divisível por k!
k . (k-1) . (k-2) / k!
k! = k(k-1)(k-2)
Provaremos aqui que o produto de quaisquer k ≥ 2 inteiros positivos consecutivos é sempre divisível por k! (fatorial de k). Para isso, considere primeiramente a sequência numérica:
, constituída de k inteiros positivos sucessivos, gerados a partir de um valor inicial (primeiro elemento) x₁ arbitrariamente escolhido. Repare ainda que S é um tipo de Progressão Aritmética (P.A.) crescente, de primeiro termo x₁ e razão 1 (um). Por este motivo, temos que qualquer elemento (termo) seu pode ser escrito em função de x₁, com o auxílio da fórmula do termo geral de uma P.A. Ou seja:
Dessa maneira, a sequência S pode ser escrita como (x₁ , x₁ + 1 , x₁ + 2 , ... , x₁ + k – 1). Nosso objetivo é analisar e manipular o produto de todos os termos de S, a fim de comprovar sua divisibilidade por k!. Sendo assim, é preciso lembrar que k! é, por definição, o produto dos k primeiros inteiros positivos. Mais precisamente:
Lembremos também dos famosos números binomiais (ou coeficientes binomiais), que são expressões matemáticas definidas por meio de um quociente de expressões fatoriais. Matematicamente, o coeficiente binomial de classe p, do número n, é um natural positivo expresso por:
, em que n e p são números naturais, com n ≥ p. Agora, vamos multiplicar os elementos de S e "ajeitar" o produto de forma conveniente. Multiplicando todos eles, temos o seguinte:
A ideia é fazer com que a multiplicação acima seja expressa, de maneira equivalente, por fatoriais. Como vimos, x₁ é escolhido, dentre todos os possíveis valores que este pode assumir (naturais positivos), de maneira arbitrária. Ou seja, diferentemente do fatorial do k-ésimo termo da sequência S, que é o produto P dos primeiros inteiros positivos até este valor, a multiplicação (i) começa por x₁, e este pode ou não ser o número 1. Para "driblar" esse problema, teremos que encontrar o valor pelo qual devemos multiplicar o produtório (forma compacta de uma multiplicação) acima, sem alterá-lo, de modo a obter P. Não é difícil perceber que o referido valor é (x₁ – 1)!/(x₁ – 1)!, pois este é o quociente unitário (de valor um) que, ao ser multiplicado por (i), gera uma expressão contendo P. Em seguida, fazendo uso da definição de fatorial, garantimos a validade da igualdade abaixo:
Como já conhecemos todas as ferramentas e conceitos necessários para provar o teorema em questão, vamos à sua demonstração:
, como queríamos.
Obs.: o coeficiente binomial de classe k, do número x₁ + k – 1, está perfeitamente definido, ao passo que x₁ + k – 1 ≥ k. Segue em anexo uma possível explicação referente ao fato dos números binomiais terem como resultado um natural positivo.