5-Considerando o contexto e a administração joanina no Brasil, responda:
a) Qual o objetivo de D. João ao investir no Rio de Janeiro?
b) Escreva quais foram as contribuições para o povo brasileiro com a criação
da Imprensa Régia e do Banco do Brasil em 1808?
Respostas
Resposta:
1-Outro objetivo era incentivar o povoamento de forma mais homogenia principalmente no interior do pais, pois o litoral era bastante povoado diferente do interior, assim ele pretendia desenvolver o povoamento e desenvolvimento do pais, e cumprir com um termo legal da época que dizia que para ser dono do território tinha que explora-lo de alguma forma.
2-Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de “brasileiros” que reconhecemos nesse território de dimensões continentais.
A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores do Velho Mundo. Em meio ao interesse de exploração e o afastamento dos padrões morais europeus, os portugueses engravidaram várias índias que deram à luz nossa primeira geração de mestiços. Fora da dicotomia imposta entre os “selvagens” (índios) e os “civilizados” (europeus), os mestiços formam um primeiro momento do nosso variado leque de misturas.
3-transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio da história de Portugal e da história do Brasil em que a família real portuguesa, a sua corte de nobres (ver nobreza portuguesa) e mais servos e demais empregados domésticos (tais como valetes) e inclusive uma biblioteca com mais de 60 000 livros, radicaram-se no Brasil, entre 1808 e 1821. Tendo a leva inicial de 15 000 pessoas.[nota 1] Posteriormente, após 1821, muitos destes voltaram a Portugal.
A capital do Reino de Portugal foi estabelecida na capital do Estado do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, registrando-se o que alguns historiadores denominam de "inversão metropolitana", ou seja, da colônia passou a ser exercida a soberania e o governo do império ultramarino português. Pela primeira e única vez na história uma colônia passava a sediar uma corte europeia.[2]
Explicação:
boa sorte
espero ter ajudado:-P