• Matéria: Filosofia
  • Autor: sinneybrandao
  • Perguntado 6 anos atrás

Você concorda com Aristóteles quando ele afirma que " o ser se exprime de muitos modos, mas nenhum modo exprime o ser ? Por quê ?

Respostas

respondido por: gpeixotohoff
42

Resposta:

Sim. É preciso entender que, para Aristóteles, "ser" é um aspecto que existe em todo o ente. Ser ente, por sua vez, é "estar sendo", ou seja, ter ser. Tudo o que é capitável pelos sentidos é ENTE e, portanto, possui SER.

O ente, por sua vez, é expresso de muitos modos. E esses modos de exprimir o ser nos é dado por Aristóteles através das categorias. Se pegarmos, por exemplo, uma maçã, diremos que ela é vermelha. Ser vermelha é um modo de ser (qualidade). Também diremos que ela possui certo tamanho e peso, que é outro modo de ser (quantidade), e assim adiante.

Todavia, se ser grande ou pequena é um modo de ser tanto quando ser vermelha, isso quer dizer que ser vermelha não expressa ser grande ou pequena, apesar de ser um modo de ser. Daí se conclui que o ser pode ser expresso de vários modos, e assim ele se apresenta, mas nenhum modo exprime todo o ser, dado que cada modo de ser é, somente, um dos modos possíveis do ser.

Perguntas similares