• Matéria: Geografia
  • Autor: regivaldograce5
  • Perguntado 6 anos atrás

2) de que forma o sociólogo e geografo Florestan Fernandes analisa a democracia no Brasil?​

Respostas

respondido por: matheus95324
1

Resposta:

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes foi um sociólogo e político brasileiro. Sua biografia foi marcada por ser um dos primeiros sociólogos de destaque formados pelo primeiro curso superior de Sociologia do Brasil, fundado em 1933, na Fundação Escola Superior de Sociologia e Política de São Paulo (FESSP), órgão que pertence, desde 1934, à Universidade de São Paulo (USP).

Florestan Fernandes lecionou sociologia na USP, foi exilado durante a ditadura militar brasileira e, após seu retorno ao Brasil e a redemocratização da política brasileira, foi eleito deputado federal, cumprindo dois mandatos.Biografia de Florestan Fernandes

Florestan Fernandes nasceu em 1920, na cidade de São Paulo. Filho único de mãe solteira, Florestan foi criado em cortiços da capital paulista com a ajuda de sua madrinha, Hermínia Bresser. Ela era patroa de sua mãe, que trabalhava como empregada doméstica. Foi na casa de Hermínia Bresser que Florestan conheceu os livros e percebeu a importância do estudo. A sua origem pobre despertou-o para a importância de analisar-se a disparidade de classes sociais presente no Brasil.

Ainda cursando o primário (que hoje corresponde à primeira fase do Ensino Fundamental), Fernandes teve que largar os estudos para trabalhar e complementar a renda familiar (que era composta apenas pela renda de sua mãe). Foi engraxate, trabalhou em uma padaria e em um restaurante.

No entanto, o jovem pensador jamais abandonou o gosto pelo estudo e pelos livros. Seu retorno aos estudos formais deu-se em 1937, quando tinha 17 anos. Ele fez um curso de educação básica acelerada, parecido com o que chamamos hoje de supletivo, ficando apto a concorrer a uma vaga no Ensino Superior.

Perguntas similares