Respostas
Resposta:
Boa noite
3DES. ...
DESX. ...
AES. ...
Camellia. ...
RSA. ...
Blowfish. ...
Twofish.
Resposta:
DES, 3DES, DESX, AES, Camellia, RSA, Blowfish, Twofish, SAFER, IDEA
Não devemos confundir algoritmos criptográficos com algoritmos de hash, pois hash não é criptografia, e sim pode ser utilizado para ajudar na criptografia.
Explicação passo-a-passo:
1. DES
Data Encryption Standard (DES) é uma das primeiras criptografias utilizadas e é considerada uma proteção básica de poucos bits.
2. 3DES
O Triple DES foi originalmente desenvolvido para substituir o DES, já que os hackers aprenderam a superá-lo com relativa facilidade.
3. DESX
Essa é outra variante do DES e trata-se de uma solução bastante simples do algoritmo, mas que aumenta exponencialmente a resistência contra ataques de força bruta sem elevar a sua complexidade computacional.
4. AES
Advanced Encryption Standard (AES) — é o algoritmo padrão do governo dos Estados Unidos e de várias outras organizações. Ele é confiável e excepcionalmente eficiente na sua forma em 128 bits, mas também é possível usar chaves e 192 e 256 bits para informações que precisam de proteção maior.
5. Camellia
Desenvolvido em 2000, Camellia é uma criptografia que decifra blocos de informações. Trata-se de uma tecnologia com níveis de segurança bastante semelhantes ao AES, já que pode ser processada em 128, 192 e 256 bits.
6. RSA
Rivest-Shamir-Adleman (RSA) foi um dos pioneiros em relação à criptografia de chave pública, seu nome é composto pelos sobrenomes de seus criadores, que também são fundadores da companhia RSA Data Security.
Atualmente, essa tecnologia é utilizada em operações rotineiras, como envio de e-mails, compras online, assinatura digital, entre outras atividades.
7. Blowfish
Esse é outro algoritmo desenvolvido para substituir o DES. É uma cifra simétrica que divide as informações em blocos de 64 bits e criptografa cada um deles individualmente.
8. Twofish
O Twofish é uma variação do Blowfish e também consiste na cifração de blocos simétricos. A diferença é que ele é formado por blocos de 128 bits e chaves de até 256 bits.
9. SAFER
SAFER (“mais seguro” em português) é uma sigla para Secure and Fast Encryption Routine. Consiste na criptografia de blocos em 64 bits, por isso é conhecido como SAFER SK-64.
Entretanto, foram encontradas fraquezas nesse código, o que resultou no desenvolvimento de novas versões com diferentes tamanhos de chave, como a SK-40, SK-64 e a SK-128 bits.
10. IDEA
O Internacional Encryption Algorithm (IDEA) é uma chave simétrica desenvolvida em 1991, que opera blocos de informações de 64 bits e usa chaves de 128 bits.