A charge apresentada abaixo, que ilustra o Congresso da China, ironiza a política econômica do país. Observe-a. Com base nessa charge e em seus conhecimentos sobre a política econômica da China, é correto afirmar que ela representa: a adoção, pelo governo chinês, do chamado socialismo de mercado, no qual ocorre a manutenção de um sistema político centralizador, mas se adotam, no plano econômico, princípios característicos da economia capitalista. a manutenção de um sistema econômico bastante fechado, característico do sistema socialista. a decadência do comunismo no país, uma vez que a abertura de mercado e o livre exercício da democracia por parte de toda população são características marcantes atualmente. a socialização dos meios de produção no país, onde toda a população é acionista das propriedades agrícolas e industriais. a manutenção de um sistema econômico fechado e centralizador e a abertura política, com o pluripartidarismo e o direito ao voto por parte de toda a população.
Respostas
Resposta:
Acho que a que mais se encaixa é a letra "D".
Explicação:
Resposta:
a) A adoção, pelo governo chinês, do chamado socialismo de mercado, no qual ocorre a manutenção de um sistema político centralizador, mas se adotam, no plano econômico, princípios característicos da economia capitalista.
Explicação:
Alguns países socialistas, como Laos, Vietnã e China, adotam esta medida que une o socialismo na política e o capitalismo na economia. Na China, este método também é conhecido como "socialismo com características chinesas", e foi implantado por Deng Xiaoping no final da década de 1970.
Este modelo econômico implantado na China possibilitou uma maior abertura ao exterior e também a chegada de multinacionais no país. No entanto, o setor político ainda é comunista. O setor de mídia está sob controle estatal. O país é governado por um partido único, sem democracia e o Estado controla praticamente tudo.