Quais escolas antropológicas tinham bases etnocentristas e quais tinham bases no relativismo cultural ?
Respostas
Resposta:
A Antropologia é uma disciplina relativamente recente no âmbito das Ciências Sociais, se tomarmos como uma referência importante para o seu início, por exemplo, o livro Primitive Culture (1871, Inglaterra), de Edward Tylor. Desde seus primórdios, a Antropologia elegeu a cultura humana e seus múltiplos desdobramentos como seu objeto de estudo principal, o que ainda é uma marca característica geralmente associada a esta disciplina, o que ainda é historicamente posterior à Sociologia.
Enquanto esta última se debruçava, desde meados do século XIX, em pesquisas sobre os problemas urbanos causados pelo avanço e estabelecimento do capitalismo industrial no mundo ocidental, a Antropologia focou seus estudos em povos considerados exóticos, geralmente situados fora do ambiente das cidades americanas e europeias.
A relação com o outro foi enfoque característico das pesquisas antropológicas, sobretudo a partir da crítica ao etnocentrismo dos estudos evolucionistas. Enquanto, atualmente, nos estudos antropológicos contemporâneos prevalecem interpretações que enaltecem o multiculturalismo e a convergência de culturas distintas, no final do século XIX, predominava o evolucionismo nos estudos culturais.
O texto abaixo comenta alguns aspectos da obra do antropólogo Franz Boas (1858-1942) que, com uma postura que assumia o relativismo cultural, rompeu com uma tendência predominante da antropologia no século XIX, assim instaurando uma nova forma nos estudos antropológicos.