FUVEST-SP) "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801. Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:
a) como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.
b) a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
c) na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.
d) o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.
Respostas
B) A independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
A Revolução haitiana foi a única em que os setores das classes dominantes das colônias não participaram, principalmente por terem sido eliminados.
A independência do Haiti é considerada como um reflexo da Revolução Francesa. Durante a revolução, os jacobinos já haviam abolido a escravidão, alguns anos depois restaurada pela alta burguesia. A Independência do Haiti é considerada um movimento revolucionário, pela presença marcante das camadas populares e de escravos, que obteve não só a independência política e extinguiu a escravidão e procurou implantar a igualdade social.
É possível concluir que a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos. Alternativa B.
A Revolução do Haiti, também recebe a nomeação de Revolta de São Domingos, e ocorrida entre 21 de agosto de 1791 a 1 de janeiro de 1804, libertava a Ilha de São Domingos da tirania francesa.
Caracteriza-se como uma sangrenta batalha que aniquilou muito franceses e nativos haitianos, devido principalmente as desegualdades em que se encontravam. De um lado, o exército de Napoleão Bonaparte preparado com as melhores armas de fogo, de outro, os revoltosos munidos com armas improvisadas.
Porém, a mais de uma década de batalha tornou os haitianos gloriosos, não apenas emancipados, mas também, livres do sistema escravocrata francês.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/9407271
Bons estudos!