Respostas
Resposta:
Uma das etapas mais importantes na formação da criança é a vida escolar. Assim, é por meio da escola que a criança tem seus primeiros contatos sociais e culturais, pois conhece seus deveres, responsabilidades e inicia a socialização. Dessa forma, torna-se necessário encontrar outras maneiras de avaliar os alunos da educação infantil.
Porém, ainda que a avaliação tenha um papel fundamental no processo de escolarização das crianças, essa atividade nem sempre é considerada relevante pelas escolas, pois é realizada com limitações e baseadas somente em aspectos pontuais.
Sendo assim, outros fatores devem ser trabalhados para o sucesso avaliativo.Para lhe informar mais sobre esse assunto, separamos neste post algumas formas imprescindíveis a serem adotadas como instrumentos enriquecedores no seu trabalho. Confira!
Entenda o papel do professor na avaliação da educação infantil
Os professores estão presentes no cotidiano da criança e acompanham de perto o seu desenvolvimento. Além de exercer a função de educador, o professor deve ter atenção à maneira que cada aluno interage com os colegas e demais professores, durante as aulas e no decorrer das atividades.
A partir disso, será possível identificar qual área do conhecimento o estudante tem mais facilidade em apropriar-se, bem como conhecer aquelas, que apresenta alguma necessidade educacional. Esse processo permite o acesso às potencialidades e dificuldades deles, e possibilita o direcionamento do planejamento de forma favorável ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento individual.
Vale ressaltar que cada professor é responsável por avaliar sob a sua perspectiva. Ou seja, os olhares são complementares e ajudam a reunir aspectos muito importantes para o alcance efetivo à criança. Isso acontece porque competências e habilidades podem ser observadas em situações específicas de cada aula e atividade.
Por isso, o empenho de todos é fundamental para realizar uma avaliação correta. O olhar de determinado professor pode ser diferente do outro, mas complementar. Assim, todos colaboram para um relatório fiel e valioso, com base no que foi observado.
Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil
1. Observe e registre seus principais apontamentos
A observação e seus respectivos registros são instrumentos muito importantes no processo de avaliação. As observações devem ser intencionais e ter como objetivo conhecer a criança integralmente, bem como subsidiar as ações a serem desenvolvidas no contexto escolar.
O registro traz apontamentos de tudo que foi observado durante a prática pedagógica com enfoque central no aluno. Eles podem ser feitos em cadernos, fichas específicas adaptadas, diário on-line, fotos, vídeos, desenhos, álbuns, dentre outros recursos que forem melhores e compatíveis ao seu trabalho.
É importante sempre registrar informações relevantes sobre os alunos e valorizar suas subjetividades. O que um alcançou em determinado tempo pode ter relação com as habilidades que precisam ser ou já foram desenvolvidas por eles. Os registros possibilitam essas conclusões por parte do professor.
Sendo assim, os apontamentos devem conter tanto habilidades quanto competências já alcançadas, ou mesmo aquelas que ainda estão em desenvolvimento e precisam ser conquistadas. Nesse sentido, outro fator a ser considerado é que a avaliação na educação infantil trata-se de um processo contínuo. Portanto, é fundamental anotar essas informações periodicamente.