• Matéria: Português
  • Autor: AnaLuísaG
  • Perguntado 9 anos atrás

Os microcontos muitas vezes são confundidos com haicais. O que diferencia esses dois gêneros é a narratividade e a forma. O microconto deve apresentar uma narrativa, na qual se parte de um ponto e chega-se a outro, mesmo que essa ideia esteja implícita no texto. Já o haicai é um texto poético composto de três versos, com métrica e número de sílabas específicos. Com base nessas informações e a partir da leitura de um haicai de Paulo Leminski e de um microconto de Samir Mesquita, marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as alternativas a seguir.

“A estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão.”

"Sinal vermelho
— Me dá uma ajudinha, tio?
Indiferença. Cada um dá o que tem."

(V)(F)
(A)
Embora usando poucas palavras, Samir Mesquita consegue conciliar ideias que, juntas, formam um todo coerente, contando uma história e apresentando uma sequência de acontecimentos.
(V)(F)
(B)
O que caracteriza o haicai de Leminski é o fato de ele apresentar harmonicamente as ideias em versos, conforme a estrutura desse tipo de composição poética.
(V)(F)
(C)
No microconto de Samir Mesquita, na passagem “Indiferença. Cada um dá o que tem”, fica entendido que a personagem pensou em não ajudar (“indiferença”), mas depois se solidarizou e ajudou (“cada um dá o que tem”), mesmo sendo pouco o que pôde oferecer.
(V)(F)
(D)
Na frase: “Me dá uma ajudinha, tio?”, do microconto de Samir Mesquita, fica implícito que quem pede ajuda é uma criança, e quem é abordado por ela é uma pessoa de automóvel, que para no sinal vermelho. Além disso, essa pessoa é do gênero masculino e tem idade mediana.
(V)( F)
(E)
Tanto o haicai quanto o microconto obedecem a uma estrutura rígida de limite de palavras. Eles obrigatoriamente não podem passar de quatro versos. Caso passem, então os dois são considerados contos.

Respostas

respondido por: gabiwsales
6
a- V
b- F
c- V
d- V
e- F
;)
Perguntas similares