Respostas
Resposta:
1->)
atriz ou ator (AO 1945: actriz ou actor) é uma pessoa que interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou coletivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais
2->)
Teatro contemporâneo é o teatro feito na contemporaneidade, hoje e em qualquer lugar do mundo. A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais.
O ator passa a existir com teatro, ou o ato ético coletivo de origem grega, tem seu prazer no binômio Ator-Espectador. Sem ator em cena diante de um público não há teatro. O título do primeiro ator da história do teatro no ocidente é poeta trágico Téspis, que representa vários papéis, simultaneamente, em suas peças. Era comum não reconhecer os atores em cena nas tragédias gregas, pois havia grandes máscaras, figuras alongadas e tamancos altos de madeira, denominados "coturnos".
Teatro Contemporrâneo é o teatro atual.
A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais.
No século XIX o “Naturalismo” cênico dominava as convenções teatrais.
No início do século XX, novos movimentos e experimentações artísticos começaram a surgir em oposição as regras dominantes. Desses experimentos se destacam o Expressionismo alemão, o Teatro Épico, o Teatro da Crueldade e o Teatro do absurdo.
A tendência é trabalhar a encenação interativa e a produção de textos coletivos. O diretor passa a ser mais valorizado que o autor.